Férias de fim de ano e muita gente fica se perguntando: “O que eu farei nestas férias?”. Eu tenho a resposta na ponta da língua: “Vou estudar, colocar a leitura em dia e arrumar o meu quarto!”.

Essa parte de arrumar o quarto é um tanto quanto adolescente, mas eu sou um bagunceiro assumido, por este motivo que fiz uma baita arrumação.

Um aviso: doarei, breve, mais de 50 HQs (gibis para os desavisados) e só HQ de capa dura. É que preciso de espaço para colocar os meus livros. Chegaram 25 da CiscoPress – Plano 2012 de certificações começando – hehe

Voltando ao laboratório. Eu montei 45 máquinas virtuais distribuídas em 4 computadores/minisservidores – tudo isso para estudar alguns casos e problemas que passei nesses 12 meses. Tudo isso rodando debaixo do VMWare, que não largo, desgrudo ou o qual não me divorcio – o bicho funciona em Snow Leopard – Lion & Ruindows sem dar problemas e aproveitando ao máximo os recursos de seus hospedeiros.

Foto do lab:

O que acho legal e muito útil na virtualização é facilidade de copiarmos ou movermos uma máquina virtual de um computador/server para o outro. É claro que ainda não cheguei ao ponto de fazer isso “a quente”, como o VMware vSphere, mas quando eu crio uma VM (máquina virtual) no meu macbook pro, eu posso movê-la para o mac pro, que possui muito mais recursos, e começar a brincar sem grandes problemas ou aporrinhações.

Estou rodando CentOS – RedHat – Mint – Debian – Ubuntu – FreeBSD e tantos outros, tudo para colocar algumas ideias em avaliação técnica. Vamos ver se algumas delas funcionam.

Aproveitando, eu gostaria de desejar boas festas, saúde e muita paciência a todos.