LAMMP – Memcached: Performance é comigo mesmo!

por em 31/05/10 às 9:00 am

Tenho visto uma série de soluções LAMP (Linux/Apache/MySQL/PHP Perl) sendo alteradas devido a necessidade quanto a performance e a grande quantidade de dados e acessos. A clusterização de recursos LAMP é uma necessidade básica para o bom funcionamento e a escalabilidade de suas operações além de ser a base para diversas soluções Cloud Computing que temos visto e contratado no mercado.

Uma das soluções mais utilizadas no mercado para ganho de performance em aplicações voltadas a WEB e que utilizam soluções LAMP é o Memcached que simplesmente utiliza a memória RAM dos servidores como cache para dados, tendo assim uma alta performance. Ele trabalha com arquitetura cliente servidor.

Vejam a comparação do Memcached com outras soluções de cache do mercado:

A performance do Memcached é bem superior, dai uma série de empresas estarem criando produtos baseados no memcached, temos como exemplo a Gear6.

A instalação do Mencached é muito simples e o mesmo trabalha em diversos tipos de sistemas operacionais, tendo a preferência do Linux como seu hospedeiro. Ele roda como um serviço, é necessário configurar ip, porta TCP e quantidade de memória que será utilizada.

O vídeo abaixo apresenta uma explicação bem simples e objetiva de como utiliza-lo:

Exemplos de arquiteturas utilizando Memcached:

Os slides abaixo fazem um introdução a essa excelente tecnologia:

Há algum tempo venho trabalhando na melhoria da performance dos ambientes os quais suporto, realizando uma série de configurações nos sistemas operacionais, redes e banco de dados. Em média, temos obtido ganhos entre 10% a 30%, com o conjunto de melhorias, fora a implementação de Load Balance.

A implementação do Memcached em um ambiente resultou no ganho de mais de 300% de performance. Caso seja necessário melhorar ainda mais a performance desse ambiente é só colocar mais servidores físicos e instalar o memcached.

Deem uma olhada na foto de servidores com Memcached dedicados abaixo:

Servidores Dedicados com Memcached.

Mais detalhes de como configurar um ambiente LAMP com Memcached no livro Wrox.Developing.Web.Applications.with.Perl.memcached.MySQL.and.Apache

Memcached é utilizado atualmente pelas seguintes empresas Tuenti, YouTube, LiveJournal, Wikipedia/Wikimedia, Amazon.com, Wikia, SourceForge, Metacafe, Reddit, Facebook, Twitter, Fotolog, The Pirate Bay and Netlog.

Em resumo, se a sua aplicação WEB necessita de performance, você precisa utilizar memcached para isso.

Bad Behavior has blocked 3677 access attempts in the last 7 days.