Dr. Manoel Veras já é velho conhecido do pessoal que trabalha com infraestrutura. Ele lançou duas grandes obras: um livro sobre datacenters e outro sobre virtualização. Duas obras mais do que recomendadas para quem trabalhará ou já trabalha com TI.

Agora, ele lançou o último livro da sua série, e este é focado em Cloud Computing, tema mais do que discutido e comentando em todo e qualquer círculo de TI.

O livro trata da arquitetura de CLOUD COMPUTING. São abordados aspectos e conceitos importantes que contribuem para a formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com foco nesta nova arquitetura. A estratégia adotada para abordar um assunto ainda tão novo foi partir do genérico, associando a arquitetura empresarial à arquitetura de CLOUD COMPUTING, apontando os benefícios e os riscos e orientando a tomada de decisão no uso desta nova arquitetura. Em seguida, trata do que se considera específico, esclarecendo questões puramente técnicas relacionadas à arquitetura tecnológica, à infraestrutura e à modalidade de serviços.

Diversos exemplos utilizados reforçam os conceitos. Por fim, são abordados o modelo da Microsoft, o Microsoft AZURE, e o modelo da Amazon, o Amazon AWS, que são apresentados, classificados e mostrados com detalhes.

Achei interessantes os exemplos que serão abordados quanto aos serviços de Cloud Computing existentes no mercado. O livro é divido em 10 capítulos e possui 240 páginas. Leitura mais do que recomendada.