Na semana passada, um amigo veio me perguntar qual o livro sobre Assembly que que eu recomendaria a ele. Na mesma hora, veio o nome Fundamentos em Programação Assembly, uma obra com um pouco mais de 304 páginas recomendada para todo profissional de TI que deseja aprender a programar na linguagem da máquina a partir do zero.

Leitura mais do que recomendada. 🙂

Descrição do livro:

Esta obra de cunho básico é direcionada ao leitor iniciante no estudo e aprendizado da linguagem de programação Assembly para microcomputadores IBM-PC em baixo nível e abrange parte do conjunto de instruções para a manipulação do microprocessador 8086. É importante que o leitor conheça as técnicas de uso de algoritmos computacionais e uma linguagem de alto nível.

Organização básica dos dados, registradores, interrupções, segmentos, deslocamentos, endereçamento de memória, aritmética em modo hexadecimal, representação e apresentação de valores negativos, utilização de macros e procedimentos, pilha, saltos e laços, instruções lógicas, criação de biblioteca externa e acesso à memória são os principais temas abordados no livro.