Quando você precisa de um profissional de TI para trabalhar em sua equipe, para quem você  recorre ?

Há 5 anos atrás a resposta seria RH, mas hoje a resposta está no Twitter, Linkedin, Facebook e Apinfo.com. O RH passou por uma séria mudança, a não utilização do serviço de recrutamento foi a maior delas, isso principalmente para as empresas de TI. É só você pesquisar por uma tecnologia no Twitter que logo irá aparecer uma série de oportunidades em aberto, e as pessoas que abriram essas oportunidades são da área técnica.

Lembro-me de um diretor de TI que dizia que a área de recrutamento do RH só existia para atrapalhar, pois aconteceu em vários momentos a desaprovação de um candidato pelo RH já que ele não possuía as características psicológicas para trabalhar na empresa, porém o diretor tinha adorado o profissional e o mesmo responderia direto para ele. Isso é comum na grande maioria das empresas de TI, o RH não é preparado para avaliar um profissional tecnicamente, e achar que aplicar uma prova técnica irá resolver o problema é um engano fatal.

Eu confesso a vcs que já preenchi provas com uma série de erros devido ao grau das perguntas, como trabalhar em uma empresa que está buscando um arquiteto de infraestrutura com uma prova ou uma dinâmica de grupo ?  Não é um simples teste que irá determinar se a pessoa está apta ou não a trabalhar na empresa, mas uma ou mais entrevista com o time técnico, perguntando por situações que esse profissional já passou e resolveu, e apresentando alguns desafios é a melhor forma.

O mesmo diretor citado avalia os profissionais pela quantidade, experiência e tamanho de problemas que o profissional já vivenciou. Um profissional com 2 anos no suporte à uma determinada tecnologia pode ter mais experiência que um outro profissional que trabalhou 5 anos com a mesma tecnologia, quantos problemas e quantos soluções o primeiro profissional vivenciou comparado ao segundo profissional, essa informação você só terá com um recrutador técnico, onde o mesmo terá a capacidade de saber se o candidato está falando a verdade.

As duas últimas entrevistas de emprego que eu fiz foram agendadas via  Linkedin e pelo site Apinfo.com, a entrevista com o RH foi só para saber se eu era louco e se falava inglês. Vários amigos e colegas da área dizem que se você deseja um emprego em TI, faça duas coisas:

  • Atualize o seu curriculum na Apinfo e no Linkedin
  • Avise aos seus amigos que está procurando emprego pelo Twitter.

Estimasse que nos EUA existem 100 ofertas postadas para área de TI todos os dias via Twitter, esse número só tende a aumentar.