Recebi essa semana alguns emails de uns amigos que moram nos EUA e pararam de compartilhar, procurar ou usar redes P2P por lá, principalmente aqueles que têm o serviço de Internet em alta velocidade provido por empresas como a Comcast. Isso porque várias pessoas começaram a receber avisos em suas casas quanto aos processos que elas poderão sofrer caso seja descoberto que eles estavam trocando arquivos com copyright.

Ai eu me pergunto: como as empresas saberão que o cara estava trafegando arquivos ditos como “proibidos”, músicas, jogos e tudo aquilo que for cópia não autorizada ?

A única forma que eu consigo imaginar, neste momento, é que as empresas que proveem Internet estão capturando/sniffer o tráfego de rede de seus clientes, e quando descobrem alguma coisa tida como ilegal, entregam de bandeja ao dono do arquivo estas informações, com estes dados o dono poderá processar o “pirata”. Legal não ?! Tudo pelo lucro das indústrias da música, do cinema e da literatura.

Mas não é ilegal, principalmente no EUA, analisar o tráfego dos outros sem prévia autorização ?

Pesquisando na Internet e lendo um pouco, verifiquei que algumas associações fonográficas possuem verdadeiros espiões ou falsos piratas para o compartilhamento de arquivos, isso tudo para que elas possam descobrir os maiores “pirateiros”, imaginem achar um cara com 12TB só de músicas, vídeos e livros, será um processo de bilhões de dólares que elas, as indústrias do entretenimento, poderão meter por goela abaixo neste cara, tudo para dar um exemplo para a sociedade que a informação e a criação dos outros tem um preço, e é muito caro.

Há pouco tempo eu li na Infoexame.com.br a notícia de uma mulher nos EUA que tomou um processo e perdeu algo na casa dos milhões de dólares pelo compartilhamento de algumas músicas, uma senhora com 3 filhos que queria nas horas que as crianças não estavam gritando, correndo ou destruindo a casa, um pouco de alegria. Não pode, tem que ir à loja de CD`s ou Appstore e pagar pelas músicas. Pelo que eu conheço dos EUA, ela poderá perder a casa que mora com os 3 filhos para pagar esse processo.

Deixo claro que não sou a favor da pirataria, mas sim do livre tráfego de informações e dados.

Sempre que você tem uma ideia, seja ela a mais boba possível, você precisa correr para patenteá-la, caso contrário você poderá nunca ver a cor do dinheiro. Vocês sabiam que o cara que criou o PKZIP, Zip morreu pobre em 2000. Phill Katz não patenteou a ideia e morreu na miséria. Tudo pelo software livre. As patentes viraram um mercado de bilhões de dólares e esse mercado afeta e muito a criação de novas invenções.

Eu assisti a uma palestra sobre grandes feitos universitários voltados à tecnologia que não foram a público devido as patentes, toda vez que uma nova ideia ou tecnologia era criada verificava-se que alguém patenteou algo parecido ou que um determinado componente que essa nova tecnologia dependia estava patenteado, e para utilizá-lo seria necessário pagar direitos de uso. O cara que estava palestrando era simples um dos cientistas chefes do MIT, uma das faculdades de maior prestígio quando o assunto é tecnologia em todo o planeta.

E aqui no Brasil, well, está tramitando uma lei para revisar os diretos autorais, parece que descobriram que o ECAD gosta de arrecadar muito dinheiro dos diretos autorais, mas esquece de repassar. Essa nova lei tirará os poderes do ECAD e deixará os autores negociarem o quanto querem receber pela sua obra, interessante e “ético”, digamos assim, veremos se na prática irá melhorar ou piorar.

Sempre que escuto o programa Ético da Rádio CBN de SP, eu penso que ficar falando de ética no Brasil já virou palhaçada, acabamos de passar por uma eleição onde: 1)  elegemos um palhaço como Deputado Federal; 2) quase elegemos um cara que espancou as 2 ex-mulheres, provavelmente ele acredita que a Lei Maria da Penha é só para os pobres, e 3) nossa nova Presidente – nada contra ela – mas o seu passado de guerrilheira não dá um pouco de medo, não ?!

O recado é, se for passar umas férias nos EUA e quiser fazer o download daquela música show de bola do Metálica, tome cuidado, você corre o risco de ter que pagar uma bela multa e talvez nunca mais poderá colocar os seus pés nos EUA.