Você possui antivírus em seu celular ou tablet? Baixa todos os tipos de arquivos e já teve problemas estranhos? A maioria dos brasileiros não tem qualquer tipo de segurança em seus dispositivos móveis e 22 milhões de usuários foram vítimas de cibercrime. A velha bobeira de achar que “nunca vai acontecer comigo”.

O cibercrime cresce em cima disso e traz prejuízos de todos os tipos. Entre as vítimas de crimes virtuais os prejuízos aumentaram 50% e os jovens são os mais descuidados com seus aparelhos. Já segundo essa produtora nacional de software antivirus, 80% dos computadores mundiais estão infectados com algum tipo de adware, e este número tende a ser replicado entre aparelhos móveis.

  • Ameaças mais comuns – A grande ameaça ainda vem através de ransomware e spear phishing (os já conhecidos e-mails “contaminados”). Mas, assim como o PC, o seu celular ou tablet precisa de proteção extra contra possíveis danos. Isso porque, ao entrar na internet o seu sistema e os seus dados estarão comprometidos – senhas de banco, senhas de aplicativos pagos, acesso às contas de e-mails, uso indevido de sua linha telefônica, etc.
  • Como se proteger – É importante que você entenda também que solução de segurança para celular é completamente diferente de uma pra desktop ou notebook. Contudo, é possível achar versões dos antivírus mais conhecidos também para os dispositivos móveis. Escolher um bom antivírus já pode evitar muitos de seus problemas. Além disso, é sempre bom evitar a abertura de mensagens com remetentes que desconhece, baixar aplicativos com extensões estranhas ou deixar o aparelho em qualquer lugar sem senha. Ao usar o seu aparelho no trabalho, quando não tiver estes cuidados, as chances de pegar ou transmitir vírus são ainda maiores, comprometendo os dados sigilosos das empresas.

Revise as mais conhecidas opções de antivírus do mercado:

  • Kaspersky: Este talvez seja o mais completo. Possui uma versão gratuita e posteriormente você irá desembolsar uma quantia bem pequena. Tem antivírus, proteção em tempo real (que verifica todos os arquivos ou aplicativos que você baixar), rastreamento por GPS ou Wi-Fi, modo de privacidade para seus contatos e mensagens, lista negra de números (que bloqueia chamadas e mensagens que desejar) e muito mais. Pode ser usado em quase todos os sistemas.
  • Mc Afee Wave Segury: Ele oferece armazenamento dos dados na nuvem, rastreamento por GPS, bloqueio e exclusão de dados, entre outras vantagens. É compatível com quase todos os sistemas.
  • AVG Mobilation Antivirus Free e Pro: Conhecido por seus benefícios e gratuidade em PC e Notebooks, a AVG lançou duas versões para celulares e tablets – uma paga e uma inteiramente gratuita. Está disponível apenas para o sistema Android.