Uma amiga, Patrícia, fez um post no twitter que me fez pensar:  “Nunca tinha ganho uma medalha por esportes na escola, mas ontem ganhei um troféu no trampo. Isso quer dizer que nasci para trabalhar… O_o”. Vejo que vários profissionais de TI como a Patrícia, são mais reconhecidos pelo seu trabalho do que em outros ramos ou atividades, é claro que excluo desta lista os médicos.

Conheço casos de pessoas que já receberam placas, troféus e até dinheiro pelo reconhecimento do seu trabalho, a velha frase: “Você é pago para fazer o seu trabalho” não é mais bem vista, já que existem milhares de profissionais que podem executar a mesma coisa que você faz, mas não são todos que trabalham pensando no melhor para empresa e seus colegadas.

Vejam o caso de empresas como o Apple, Google, Facebook e outras que foram criadas a partir das ideias que no inícios eram consideradas loucas, mas que no final foram inovadoras e por causa disso, se tornaram a base de várias gerações e geram bilhões de dólares todos os anos.

O Google é uma empresa que implementou a ideia de satisfação de trabalhar, dai possuírem tantos benefícios para que o seus empregados não saíam de lá, tanto é que um profissional que trabalha no Google dos EUA fica 14 horas me média dentro da empresa, eu não sei até hoje se o Google paga horas extras, mas que cobraria o pagamento de horas extras trabalhando no Google, eu não cobraria.

Informática é uma profissão que você precisa estudar continuamente devido a evolução de produtos e serviços, eu por exemplo compro em média mais de 10 livros por ano, além de ler centenas de artigos pelo Google Reader, que na minha opinião é a melhor ferramenta reader do mercado. Conversando uma vez com um diretor, o mesmo me disse: “Se você ficar parado mais de 2 anos sem trabalhar ou ler sobre TI, você fica defasado.” Pura verdade.

Fiz um teste da USP outro dia desses sobre viciados por trabalho e por Internet, adivinha o resultado: “Você precisa de tratar!”.