CEO do Google, Eric Schmidt, deu uma entrevista dizendo que há uma nova bolha especulativa quanto aos valores das empresas de TI, principalmente as empresas de redes sociais, fiquei intrigado com isso e me atrevo a não concordar.

Reclamar que o Twitter custa mais de US$ 10 bilhões de dólares é um pouco de dor de cotovelo, vejam quantos usuários o twitter possui, 200 milhões, e o seu crescimento foi de mais de 1000% na América Latina e na Europa. É claro que está ferramenta está valorizada, o Twitter está simplesmente mudando a comunicação, a publicidade e a sociabilidade do ser humano. Empresas foram criadas e ganham milhares de dólares por mês só por causa do Twiter.

O facebook é outro caso a parte, ele tem mais de 570 milhões de usuários, maior que os EUA. O valor das empresas de mídias sociais é calculado de acordo com a quantidade de usuários, o seu crescimento, o seu poder de disseminação da informação.

A Google está passando por um processo complicado, ela cresce 5% em média por ano e o medo é evidente, a sua maior ferramenta, o buscado Google, perdeu usuários para o Bing. A Google tentou, sem sucesso, lançar uma ferramenta de mídias sociais, o Buzz.

A preocupação do Eric Schmidt é a seguinte: Kd a ferramenta de mídias sociais da Google ? Ou criamos ou compramos ? A primeira tentativa deu errado, veremos se o Twitter irá mudar suas cores para vermelho, amarelo, azul e verde.

Está mais que evidente que o Twitter e o Facebook conseguem arrecadar bilhões de dólares com propaganda, os dois juntos possuem quase a população da Índia, qual multinacional não pagaria alguns milhões de dólares para vincular a sua campanha em uma destas plataformas  ?!

O Twitter e o Facebook são aglutinadores, eles reúnem pessoas como se fossem uma comédia, com um detalhe muito importante, uma ideia com 140 caracteres é propagada para milhões de pessoas em poucos segundos.