O pessoal da apache foundation trabalhou e muito para criar uma nova versão do Apache, 2.4, tendo dois objetivos principais: Mais segurança e performance.

Não podemos negar que o Apache HTTP Server é um dos servidores HTTPD mais robustos do mercado e por dois simples motivos:

  1. São poucas as vulnerabilidades tidas como críticas encontradas
  2. E quando uma vulnerabilidade é encontrada, crítica ou não, o time de desenvolvimento lança um patch/correção em poucas horas (eu já vi isso acontecer várias e várias vezes) ou alguma forma para mitigá-la.

Sempre rolou uma rixa entre o Nginx e o Apache, hora bolas, o russo ganha e muito quando o assunto é performance e até mesmo em segurança. Vale lembrar que o Slowloris faz cosquinha no Nginx.

Pois bem, baseado nisso e em dezenas de promessas, eis que saiu o Apache 2.4, já na release 2. Mas ficou aquela pergunta no ar, será que o time da Apache Foundation criou, de fato algo, superior em performance se comparado com o Nginx ?

Pesquisei, testei e infelizmente descobri que não. Nos meus labs, o Apache 2.4.2  demonstrou melhor que o anterior, o 2.2, mas não chega aos pés do Nginx. O mais interessante disso é que já li uma dezena de artigos/benchmarks comparando os dois produtos, apahce e nginx, em suas configurações default, e o resultado é sempre o mesmo, o Nginx dá um pau na nova versão do apache. Mas os defensores do velho índio não deixam barato e deixam dezenas ou centenas de comentários em cada artigo.

Outro ponto importante, todos os testes são feitos com javascript e php – daí a melhor performance do Nginx.

Eu coloquei logo abaixo alguns gráficos que trazem os comparativos quanto a performance dos dois HTTPD servers:

Não se esqueçam que quanto mais requisições forem respondidas em menos segundos quer dizer que o httpd server é melhor 🙂

P.S.: Um dos melhores testes/comparativos que eu vi até agora foi esse aqui. O cara se deu o trabalho de apresentar e explicar os parâmetros de compilação e configuração de cada httpd server. Muito bem feito.