Quando você tem um problema de comunicação na rede, seja ele qual for, a primeira ferramenta para analisar o problema e a sua rede que vem a mente é o Wireshark, além de ser o mais utilizado, ele é o mais rápido e simples no mercado, possuindo até mesmo uma versão portátil (roda direto de um pendrive).

Foram lançadas duas novas versões do Wireshark, a não portátil como a portátil ( 1.4.0 e Wireshark version 1.4.0rc2!), estas novas versões corrigem uma série de bugs e algumas incompatibilidades. Para aqueles que gostam de fuçar as coisas dos outros, essa nova versão trouxe uma funcionalidade que possibilita abrir uma imagem .jpeg direto do pacote capturado (RTP streams). Um detalhe importante, essa nova versão não é compatível com o Windows 2000.

O wireshark é compatível com a grande maioria dos sistemas operacionais utilizados no mercado e uma ferramenta essencial para aqueles que trabalham com redes e segurança da informação.

Lembrando que a Laura Chappel escreveu um excelente livro que foca 100% nesta ferramenta e o mesmo já foi comentado no blog. Eu recomendo e muito a compra deste livro.

Download no seguinte link.