A NetCraft, site especializado em apresentar estatísticas quanto a utilização de WebSites e WebServers, apresentou neste mês um dado muito interessante:

O serviço de Cloud Computign da Amazon é responsável pelo suporte de mais de 365.000 websites.

Este número demonstra que várias empresas além de governos, vem migrando os seus produtos, serviços e websites para soluções em Cloud Computing. O crescimento da utilização dos serviços de Cloud Computing na Amazon foi de 33% desde Dezembro de 2009.

Em 2014 é estimado que as vendas de serviços de Cloud Computing irão render mais de US$ 12 bilhões de dólares. Esse é o motivo que empresas como Microsoft, Google, Amazon, IBM, Rackspace, Locaweb, Tecla e DHC vem investindo milhares de dólares na compra e criação de produtos e serviços para suportar suas ofertas e Cloud Computing no mercado.

Aqui no Brasil este número a demanda por serviços em Cloud Computing só tendem a aumentar. Imaginem com a chegada da Copa do Mundo em 2014 e com as Olimpíadas em 2016. Em vez das empresas gastarem milhares de reais com a aquisição de servidores e software, elas poderão partir para utilização de serviços de Cloud Computing fornecidos pelos provedores locais. É claro que isso dependerá de dois grandes fatores: estabilidade do serviço ofertado e preço.

Profissionais de TI, comecem a estudar servidores Web focando em Apache e IIS, já que o gráfico abaixo demonstra o seu crescimento nos últimos anos. Além é claro de tecnologias como Linux, redes e virtualização.

Um detalhe importante, nas empresas e projetos dos quais trabalhei, para cada um servidor web IIS que tínhamos que suportar, haviam outros 13 servidores web apache para suportarmos.