No próximo domingo, dia 24 de novembro, ocorrerá a sétima edição do C0ol do Anchises, o melhor, a BsidesSP. Um evento de segurança gratuito que está em sua sétima edição.

O evento é organizado pelo pessoal, pessoal não, mas sim 8 pessoas que fazem parte Garoa Hacker Clube. São elas:

Core Team:

Hand of the King:

  • Monica Yoshida
  • Ricardo “Logan”
  • Samuel Damasceno
  • Thiago Bordini

O evento é recomendado por 3 motivos:

  • É gratuito e de fácil acesso, mesmo sendo em São Caetano do Sul – De cara agradeço a Fatec por ceder o espaço, mais uma vez, para o pessoal da BsidesSP
  • Há boas palestras e workshops
  • Uma excelente oportunidade para conhecer o Garoa Hacker Clube e acompanhar as mudanças que os seus membros disseram que o grupo vem sofrendo, e para melhor.

Uma palestra que me chamou a atenção foi a de Arquiteto de Cloud Computing. A criação deste cargo foi muito discutida quando eu  trabalhava com os grupos de Cloud da Atos Origin e da HP, isso porque Cloud Computing é simplesmente uma nova forma de se cobrar e granular alguns serviços, já ofertados, pelos gigantes do outsourcing, e que ainda não possui especialistas em nosso país devido ao pouco tempo quanto a sua implementação em grandes empresas, por aqui, é claro.

Daí a pergunta que eu sempre fazia aos grupos de engenharia:  “Como criar o cargo de arquiteto para uma solução que ainda não possui especialistas ?”

Fernando Morgado Leitão, autor da palestra, já teve uma passagem pela HP, e no mesmo período que eu, quando eu atuava como Arquiteto/Consultor de projetos para o time de Web. Mas juro que não lembro de ter participado de alguma reunião com ele. Empresa grande é dessas coisas. Muita gente trabalhando por lá, mas poucas pessoas sem conhecem.

Tendo tempo, eu participarei, como ouvinte, é claro, da palestra e de todo o evento, o qual é mais do que recomendado.

P.S.: Vale lembrar que o BsidesSP sempre promove um churras na faixa, muito bom por sinal.. 🙂