Ontem e hoje foram dias que diversos administradores de redes e de sistemas tiveram muito trabalho. Tudo começou ontem, com a Globo.com. Diversas listas de discussão e pessoas reclamaram de problemas de acesso aos sites hospedados nos servidores deles.

Teve gente achando que era algum problema de roteamento com provedores de acesso específicos, já outros acharam que era algum problema com alguns servidores de DNS. Até rolou um boato dizendo que tinha gente da própria Globo.com dizendo que eles estavam sofrendo um ataque DDoS, mas até agora, nada foi dito ou confirmado.

Hoje, os sites do SERPRO e de diversos órgãos do governo federal sofreram com ataques DDoS e eles foram bem sucedidos, desta vez. Centenas de pessoas apontavam tangodown para SERPRO.GOV.BR ou Brasil.GOV.BR.

E o que estes dois ataques têm em comum ? o grupo hacker LulzsecBrazil. O grupo mais uma vez demonstrou que tem muito poder de fogo, que pode derrubar quantos sites e empresas quiser e a qualquer momento. Complicando em, principalmente quando se passou menos de 24 horas depois da entrevista do diretor de TI do Serpro dizendo que está tudo sobe controle. 🙂

Uma constatação que diversos profissionais de segurança tiveram é que a rede botnet utilizada pelo pessoal do LulzsecBrazil é ampla e bem poderosa, e mais, eles estão expandindo-a e de forma rápida.

Preparem-se para as cenas dos próximos capítulos..