O que devo estudar em 2011 ?

por em 19/12/10 às 12:00 pm

Estamos no final de 2010, muitas pessoas estão pensando em quais cursos ou treinamento devem investir para o próximo ano, várias perguntas vêm a mente, o que devo estudar ? será que uma certificação vai me auxiliar em uma nova e melhor oportunidade de emprego ? devo estudar “tal” tecnologia ?

Darei algumas dicas das tecnologias que devem “bombar” no próximo ano dentro das grandes empresas de outsourcing no Brasil e que serão pré-requisito na procura de novos profissionais.

  • Profissionais de redes com conhecimentos de diversos fabricantes são bem vistos, isso porque as grandes operadoras não se atrelam mais a uma determinada marca. Estudar Cisco, Juniper, 3com e outras marcas dará um belo upgrade em seu currículo. São raros os profissionais que mexem em qualquer equipamento de redes e esses profissionais são os mais valorizados. Vejam que os fundamentos de reses são os mesmos para todos os equipamentos, o que difere um do outro é a configuração, e é claro, alguns protocolos proprietários como é o caso da Cisco.
  • Segurança da informação focando em equipamentos de redes vai crescer e muito, isso porque os ataques DDoS dominaram o noticiário de 2010 e causaram sérios problemas para muitas empresas. Profissionais que possuam conhecimento em planejar uma infraestrutura de alta disponibilidade e segura terão excelentes oportunidades de emprego, estudem IDS/IPS, segurança em roteadores de borda, pentest e tudo aquilo que for relativo a segurança de redes, mas cuidado com o blah blah blah, sejam práticos, façam laboratórios em seus notebooks e testem o seu conhecimento, é isso que uma empresa procura.
  • A demanda por aplicações que se integrem com redes sociais  ainda vai crescer bastante, grandes empresas viram o poder das redes sociais, uma campanha pode ser bem sucedida e gerar um retorno acima do esperado utilizando esta nova forma de interação com o público, e a análise dos resultados é feita em tempo real. Estudem a API do Twitter e API do Facebook, e as linguagens que estão demandando profissionais são: JAVA, Python, Ruby, Perl e PHP.
  • A virtualização é a tecnologia que está presente em todos os datacenters que trabalho ou que eu já trabalhei e VMware é o produto líder, há mercado para o XenServer e o Hyper-V, mas nada comparado ao parque de servidores VMware já instalados. Se você trabalha com suporte à servidores e deseja trabalhar com virtualização, estude VMware. – Tem um monte de material na Toca da Coruja.
  • Várias pessoas me perguntam o que devem estudar para trabalhar com Cloud Computing, a minha resposta é o que de Cloud, SaaS, PaaS, IaaS ? Caso o profissional esteja falando de SaaS ou PaaS, ele deverá ter conhecimento em desenvolvimento/programação, utilizando as linguagens já citadas. Se for IaaS, conhecimentos em servidores Linux e Windows além de virtualização. Algumas vagas de emprego abertas nos EUA estão colocando como pré-requisitos conhecimentos nos produtos e serviços da Amazon, líder mundial em Cloud Computing.

Outras áreas como Banco de Dados, Gerência de Projeto e administração de servidores continuarão requisitando profissionais, o importante é você saber com o que você deseja trabalhar em TI. Como eu já disse e algumas ocasiões, Tecnologia da Informação está igual a Medicina, você tem que focar.

Bad Behavior has blocked 2209 access attempts in the last 7 days.