Essa foi uma simples pergunta feita ontem, por um aluno, e que demorei 2 horas para responder. Decide explicar, com uma série de exemplos, o que é cada termo.

Não é um tarefa das mais fáceis. É claro que alguns dirão: Besteira, hacker é o cara que utiliza o seu conhecimento para o bem e o cracker o utiliza para o mal.

Não está errado. Mas a pergunta que eu faço é : Quem classifica o que é o bom ou o mau ?

Vamos tirar como exemplo os ataques contra a visa, mastercard e outras grandes empresas devido ao boicote contra o Wikileaks há 2 anos, se não estou enganado. Muita gente achou que os ataques DDoS feitos contra os sistemas destas empresas que tentavam cortar o braço financeiro do Wikileaks foi correto. O mercado e diversos governos disseram o contrário.

Então fica a primeira pergunta:  Quem decide se um ataque é feito por um hacker ou um cracker, as pessoas, os governos ou as empresas?  

Difícil, não ?

Há aqueles que dizem que hackers não atacam empresas. Não danificam o bem público. Eu particularmente discordo. Acredito que há boas pessoas que defendem os seus ideias, e por isso, utilizam o seu conhecimento técnico/computacional para atacar aquele que fazem o mal, na visão deles, dos hackers.

E vc, o que acha ?

Eu tentarei discutir, durante uma hora, sobre este assunto no web seminário gratuito de hoje. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas no seguinte link.

A segunda pergunta que farei e tentarei responder hoje será: O Anonymous é um grupo de hackers ou de crackers ?

Anonymous-Seal_resized400X266