Para mim, o que vai bombar em TI em 2011 e 2012 será o lançamento de aplicativos para Tablets. Tivemos o lançamento do IPAD 2 e de cara a Apple anunciou que irá vender mais de 600.000 unidades em duas semanas, quebrando assim todos os recordes.

A quantidade de empresas e aplicativos que surgirão dedicados para este tipo de equipamento será gritante. Haverão concorrentes, mas nada ainda consegue superar o Ipad, invenção essa que parece o Ipod quando foi lançado. Haviam outros mp3 players, mas o Ipod revolucionou o mercado. O mesmo ocorre com o Ipad.

Redes Wifi serão instaladas em diversos pontos de todas as cidades do planeta, tablets precisam estar conectados 24 horas por dia e as pessoas também. Nada mais justo que as redes sociais continuarem crescendo mais de 200% a cada trimestre. Twitter, Facebook e algumas novas que ainda estão para surgir irão crescer e muito. O compartilhamento de informações em tempo real é uma necessidade global, vejam pela tragédia do Japão. Todos estão recebendo mais notícias via Twitter do que por um canal de televisão.

Segurança para aplicações Web e móveis são mercados que irão crescer bastante e isso será devido a necessidade das empresas e das pessoas de se protegerem das pragas virtuais. Trocar um notebook por um tablet é fantástico, mas todos esquecem que os tablets não possuem firewalls e nem anti-vírus, ainda. Muitos vêm como solução segura para a transmissão de dados serviços como Dropbox, compartilhamento de arquivos “seguros” via Internet, hospedados em Cloud Computing.

Mas Cloud Computing é seguro ? Isso depende de uma série de fatores, e é um dos mercados que também irá crescer. Ser especialista em segurança para produtos e serviços hospedados em Cloud Computing renderá um bom salário.

Pensando mais no lado corporativo, devemos ter em mente que a implementação de uma infraestrutura virtualizada é vital para o funcionamento de um datacenter e de uma empresa nos dias de hoje. Está mais do que provado que a virtualização funciona e traz uma série de benefícios. O mercado necessita de profissionais com bons conhecimentos em produtos voltados à virtualização como VMware, Citrix e Hyper-V.

Projetos baseados em JAVA continuarão reinando e por um bom tempo dentro das grandes corporações. JAVA é caro, mas funciona. Ou o projeto de desenvolvimento é caro ou o application server é caro ou os dois. Não existe nada de graça quando se trata de empresas.

Estamos presenciando uma redução na quantidade de publicações em papel, todas as grandes publicações de revistas e jornais no mundo iniciaram a distribuição via tablets e o povo tem gostado. Mais conteúdo, melhor visualização, não suja as mãos e você pode compartilhar aquela informação de forma rápida. Jornalistas precisam aprender a trabalhar com a nova mídia e não criticar.

Já tem gente migrando do blog para o twitter, conheci 3 casos. Vejam que o Twitter é considerado uma plataforma de serviços, tem um monte de gente e de empresas ganhando bastante dinheiro com ele.

Ser generalista ou ser especialista ? MBA, Pós ou Mestrado ? O mercado de TI tem respondido assim: Resolva o problema do meu cliente, seja criativo e produtivo. Assim você terá um emprego. Pode-se encontrar na Av. Paulista muitas pessoas andando de jeans, chinelos e tênis e que trabalham com TI. Vejo casos, todos os dias, de profissionais com esse dress code ganhando muito mais que os engravatados, mas tem hora que um terno e gravata são necessários.

Parem com a ideia de criar um site ou empresa de compras coletivas, isso está ficando chato e muitas empresas e entidades associadas a eles começaram a amargar alguns prejuízos. Esse lance de pagar pouco por um produto toda hora não faz bem para saúde financeira de nenhuma empresa.

Espero que eu tenha ajudado. Críticas, sugestões ou reclamações são bem vindas, mas saiba reclamar. 🙂