Como previsto e já mencionado por muitos veículos especializados em tecnologia, a Amazon chegou no Brasil, e não foi a sua operação de e-commerce, ainda, mas sim, a sua operação de Cloud Computing.

A instalação de um datacenter by Amazon no Brasil era questão de tempo, pouco tempo. Somos a bola da vez, um dos mercados de tecnologia que mais crescem e consomem recursos no mundo.

E aí, como fica a oferta deste tipo de serviço no Brasil com tantas empresas brasileiras fazendo o mesmo ? Será que elas terão punch para concorrer contra a Amazon ?

Vamos por partes, como dizia aquele célebre inglês do período da rainha Vitória

Pelas informações e comentários, a Amazon possui 1 grande datacenter em São Paulo e planeja montar mais 2 – planos para os próximos 2 anos.

Vejam a tabela publicada abaixo com os valores que já são praticados no Brasil:

Fiz um rápido comparativo de preços com os maiores provedores de Cloud do país – não é nenhuma surpresa dizer que a Amazon está bem mais barata do que alguns deles. Um parênteses – deve ter muito analista financeiro, gerente e diretor de operações fazendo altos cálculos por aí e dizendo “vai dar merda“.

Baseado nisso, não preciso dizer que diversas empresas e operações de Cloud no Brasil poderão estar com os seus dias contados. Competir contra um gigante como a Amazon não é para qualquer bolso, até porque a Amazon está investindo pesado em hardware e software, adaptando a sua operação americana para os moldes brasileiros. Mas uma coisa que ainda preocupa e muito é quanto aos termos do contrato que serão firmados entre a Amazon Brasil e seus clientes ?

Procurei, procurei, procurei, mas não encontrei um contrato em português ou um que siga as leis brasileiras. Isso será um problema para a Amazon crescer por aqui, principalmente quando falamos do suporte à grandes clientes, mas isso deve se resolver logo logo. É só bater um peixei grande no casco do barco que alguém vai falar “precisamos de uma vara de pescar maior”.

Para galera que trabalha com suporte à infra um aviso “Não se assustem na hora que uma vaga na Apinfo ou em qualquer site especializado de empregos solicitar experiência com suporte à soluções by Amazon de Cloud Computing”.

Essa história da Amazon no Brasil ainda dará muito pano para manga, principalmente nas renovações de contrato.