O amigo Vinícius me indicou o plugin WordPress › P3 (Plugin Performance Profiler) , que tem como função “Verificar qual plugin consome mais recursos em seu blog/site/portal, denegrindo assim sua performance”.

Os responsáveis pela criação deste interessante plugin trabalham para o conhecido GoDaddy.com, empresa de hospedagem, sediada dos EUA.

A instalação do P3 é bem simples, assim como a sua utilização. Ele gera como resultado de sua análise, um gráfico em formato pizza contendo os plugins que mais consomem recursos de seu ambiente WordPress.

Eu realizei dezenas de testes com ele, instalando, removendo e reconfigurando uma série de plugins para saber, se de fato, funciona, e a resposta foi sim. 🙂

Screen Shot 2013-07-07 at 11.44.14 PM

O relatório acima foi o décimo que eu gerei depois de tantos testes.

Posso dizer que o P3 entrou para lista dos plugins mais do que recomendados para quem trabalha suportando ou depende de blogs baseados em wordpress.

Mas vale lembrar que o P3 não substitui soluções de cache do conteúdo estático, como é o caso do Varnish. Ele simplesmente auxilia no processo de melhoria de performance do seu wordpress.