Recebi na noite deste domingo, um email do Marco Felippetti explicando as medidas legais que ele tomou quanto a distribuição não autorizada do seu livro em formato .pdf por toda à Internet.

Marco Felippetti é autor do livro mais recomendado e utilizado por brasileiros que desejam a tão sonhada certificação Cisco CCNA. A versão 4.1 deste guia de certificação é um dos melhores que eu já li e recomendo à todos que desejam aprender a trabalhar com redes e suportar ambientes que rodem com Cisco.

Mas, a questão da pirataria do seu trabalho me chamou a atenção. Achei facilmente o seu livro, utilizando o google. O trabalho do Marco é primoroso, tem o meu respeito e admiração, e sou a favor, como sempre, em pagar o autor pelo esforço de ter criado um livro que se tornou mais que um guia, uma fonte de conhecimento que serve de base para milhares de profissionais de TI.

Marco iniciou há alguns anos um projeto muito interessante, que eu acompanho e recomendo à todos, são cursos à distância para as formações Cisco CCNA e CCNP, onde ele possui uma excelente parceria com o instrutor Adilson Florentino. Fiz 3 dos seus 4 cursos e posso afirmar que vale a pena o investimento.

Marco possui um dos blogs e fóruns mais acessados do Brasil quando o assunto é TI e redes Cisco, e por causa disso, há uma grande procura pelos seus cursos. Acredito que mais de 1000 pessoas já prestigiaram o seu trabalho, e então, ele liberou o seu livro para consulta para os alunos do Curso CCNA à distância, como algumas poucas condições, onde uma delas era que ninguém poderia repassá-lo ou disponibilizá-lo para terceiros. Infelizmente, nem todos entendem ou respeitam o direito autoral e nem mesmo possuem ética.

Marco não foi ingênuo, ele quis compartilhar o seu conhecimento e o seu trabalho com todos que estivessem participando do curso preparatório para o CCNA, nada mais justo do que utilizar o melhor guia em português do Brasil, o seu livro para auxiliar os seus alunos.

Mais uma vez eu expresso a minha opinião, gostou, comprou ! é desta forma que os autores são recompensados e sabem que o seu trabalho valeu a pena. Também sou a favor da liberação do livro em formato .pdf no caso de você tê-lo comprado impresso (printed). A editora Syngress fez isso por muito tempo, pena que parou. Hoje, temos ipads e outros meios de leitura, e os livros em formato eletrônico facilitam e muito a nossa vida.

Espero que o Marco Felippetti continue com o seu excelente trabalho, atualize o seu livro, escreva tantos outros e não figue chateado com o ocorrido. O fato é que o seu livro foi disponibilizado de forma ilegal por um motivo: É o melhor do mercado quando o assunto é preparação para a certificação CCNA na língua portuguesa.