Recebi um email do Jarlley Ribeiro, ele tem 15 anos e mora em uma cidade próxima de Fortaleza, ele me perguntou como pode começar na área de TI sem muitos recursos e morando tão distante do maior pólo tecnológico e econômico do Brasil, São Paulo para quem não sabe.

Pois bem, as dicas que eu dou são as seguintes:

  • Estude inglês, 99% dos melhores livros ou materiais técnicos que realmente irão lhe ensinar algo em TI estão na língua inglesa. Não se esqueça que o Google, falando do site, é a maior fonte de busca do mundo, tem muita coisa freeware, mas em inglês.
  • Você não precisa de um supercomputador para estudar roteadores, redes, sistemas operacionais e desenvolvimento, hoje, graças a virtualização é possível criar uma série de laboratórios e testar várias ferramentas, o que não falta é emuladores freeware e exemplos espalhados pela net.
  • Caso queira seguir a carreira de redes, utilize o GNS3 para simular um lab com roteadores, switches, funções um pouco limitadas e firewalls. O que você emular com ele é 50% do que acontecerá no seu dia a dia de trabalho, os outros 50% são referentes a troubleshooting, resolução de problemas, uma coisa que você só aprenderá no dia a dia.
  • Há uma série de cursos online, no Brasil mesmo, com formas de pagamento que facilitam e muito.
  • Não ache que porque você tirou uma certificação CCNA, LPI ou RHCE alguma empresa irá te contratar pagando R$ 5.000,00 mês. Experiência é deveras importante, e isso meus amigos, você irão adquirir com o tempo.
  • Você pode começar a trabalhar na sua cidade ou em Fortaleza, para juntar um dinheiro para fazer mais curso ou até mesmo mudar de cidade ou de país, isso só vai depender da sua força de vontade, não há sorte e sim estudo, quanto mais você estudar, melhor preparado você estará.
  • Bons salários estão nos grandes centros, para ganhar um salário melhor você terá que se mudar para um grande centro/pólo de TI, a maioria deles  estão no Estado de São Paulo, eu vim para São Paulo por causa disso.
  • Você nunca deixará de estudar, TI é dinâmico, sempre haverá uma tecnologia, feature ou qualquer coisa nova que irá de alguma forma afetar o seu dia a dia, por isso você sempre terá que se atualizar. Eu por exemplo, já estou com uma lista grande de livros na Amazon para encomendar.
  • Foco no que estudar, isso é muuuuuito importante, e a sua leitura e a dedicação de horas de estudo irão gerar algum resultado com planejamento e foco.
  • Quer trabalhar com redes ? Estude TCP/IP, Cisco, Juniper e Linux, é importante ter conhecimentos de serviços de email, WebServers, DNS, Firewall e tantos outros, eles irão fazer parte da sua vida profissional, comece a estudar logo.
  • Quer trabalhar com sistemas operacionais, mas qual, Microsoft ou Unix/Linux ? Eu particularmente indico Linux/Unix, são os profissionais mais bem remunerados no mercado e quem tem recebido mais demanda de projetos. Vejam pela quantidade de servidores Linux que uma empresa de grande porte possui se compararmos com servidores Windows. Uma coisa importante, aquela história que você trabalha com Unix, seja ele Sun Solaris ou Aix, mas não trabalha com Linux acabou a bastante tempo.

E mais uma vez, certificações são importantes, mas você só irá garantir um emprego demonstrando que é bom no dia a dia.

Quanto à indicação de livros,  dê uma olhada no blog, eu só indico livros que eu acho que valha a pena comprar e estudar.

Espero que eu tenha ajuda de alguma forma e se tiver mais dúvidas é só mandar, estou aqui para ajudar, trocar informação e acima de tudo, aprender.

P.S.: tem sempre a opção de virar funcionário público, mas trabalhar com TI. Erros de português corrigidos. sorry 🙂