Estamos no último trimestre de 2010, o budge para o ano de 2010 já está no final, gerentes, diretores e presidentes calculam ou calcularam o budge de TI para 2011. E o que esperar de investimentos para TI em 2011 ?

Muitos analistas acreditam no crescimento pela procura de serviços de TI fornecidos em Cloud Computing, seja via Paas, Saas e Iaas, Cloud computing não é mais uma moda, mas sim necessidade para redução de custos para áreas e serviços de TI que não sejam críticos, e para empresas que desejam utilizar soluções rápidas e baratas para projetos de médio e curto prazo.

O Brasil possuem empresas que vendem serviços de Cloud Computing que precisam amadurecer as suas soluções e principalmente, garantir a confiança de seus clientes. Não é porque uma solução não crítica está hospedada em um serviço de Cloud Computing, que o SLA não será de 99,9%.

Virtualização sem dúvida terá uma boa fatia dos investimentos para 2011, isso devido ao amadurecimento e confiança quanto a instalação e suporte de mais de 90% de servidores em uma solução virtualizada. Já se fala e utiliza a virtualização para banco de dados, grandes empresas começaram a virtualizar bancos de dados de desenvolvimento e homologação. Está um pouco longe a virtualização de bancos de dados em ambientes de produção devido a perda de performance, mas já existem empresas que iniciaram alguns testes, os resultados que eu tive acesso foram dentro do esperado.

A virtualização de desktops e seus aplicativos é uma área que vem ganhando destaque dentro das empresas, isso devido a velocidade de instalação de um desktop para atender a grande demanda de contratações e também, a redução de custo quantos ao licenciamento. Exemplo é que a Symantec possui um produto que faz a gestão de licenças de softwares e faz a virtualização, você precisa em média de 2/3 de licenças da grande maioria dos softwares de escritório para atender 8 horas trabalhadas de seus funcionários e colaboradores, tem casos dependendo do software, que esse número cai para 1/3. Faça os cálculos para uma empresa que possua mais de 1000 usuários.

Grandes sites Web e de gestão de conteúdo se preocupam com performance, por isso um dos investimentos será em balanceadores de carga e mais servidores para suportar o crescimento de suas operações. Eu particularmente não conheço nenhum cliente do qual eu atendo, que esteja removendo uma aplicação ou tirando um servidor de seu datacenter, pelo contrário, eu vejo o surgimento de novos projetos e aplicações, e com isso, a necessidade de mais servidores, sejam eles físicos e virtuais.

Storage é uma outra área que receberá bastante investimento no ano de 2011, isso devido ao crescimento das demais áreas, principalmente de virtualização. Não se esqueça que storage é um dos 4 pilares da virtualização, seguidos por rede, cpu e memória.

Se você deseja arrumar um bom emprego no ano de 2011, eu aconselharia você a estudar Linux, virtualização – VMWARE e e Citrix, redes – Cisco / Juniper / 3com e Segurança.