Estou trabalhando e estudando em Seattle, WA. Em uma das minhas primeiras aulas sobre Crypto-analise, o nosso professor, que manja muito do assunto por sinal, escreve no quadro a seguinte frase – Como Alan Turing “Quebrou”a Enigma ?(já traduzido para a nossa língua).

Alguns colegas começaram a cochichar que há um boato no campus que ele foi um dos consultores do filme “The Imitation Game”, que conta a história de Alan Turing, pai da computação moderna e do processo que o levou a construir uma máquina que o auxiliou a quebrar os textos criptografados gerados pela Enigma.

Nosso professor compartilha a seguinte imagem abaixo, que conta alguns detalhes quanto ao funcionamento do aparelho criado por um Suíço(há registros divergentes quanto a naturalidade de Arthur Scherbius, pai da máquina) para os nazistas:

Depois de 30 minutos de explicações começa a hora da verdade. Como quebra-lá. Pqp, uma das melhores aulas da minha vida.

Resumindo, Turing utilizou de muito matemática, inteligência e um pitaco de sorte para conseguir vencer os alemães.

Acabei encontrando um filme/documentário que detalha boa parte de todo o processo de quebra do código da enigma por Alan e seu time. Amanhã colocarei o link no ar para todos vcs.

E tem mais. Se vc gosta de criptografia como eu, então compre o seguinte livro, The Most Dangerous Animal of All: Searching for My Father . . . and Finding the Zodiac Killer. Ele conta a história do homem por trás do código do Zodiáco e o processo utilizado para quebra dele. Sim, acreditam que as suas cifras tenham sido desvendadas.

Mais infos a respeito no seguinte site.