Se você tiver algum projeto para implementação de um ambiente novo que contenha servidores e necessitar de processadores Quad-Core pode esquecer, vários fornecedores de Hardware como IBM, HP, Dell entre outros já falam que entre 3 e 6 meses não será mais vantajoso comprar esse tipo de servidor, e a resposta para isso está nos processadores Six-Core, onde você já consegue ver em várias empresas de hosting servidores com 2 ou mais processadores com 6 núcleos, e a chegada dos processadores Octo-Core, lançamento previsto para o final de 2010.

O motivo para o lançamento de processadores com tantos núcleos está em dois motivos:

  • Virtualização
  • Aumento do poder de processamento

E na minha opinião, a virtualização é o principal motivo já que mais de 90% dos servidores que vejo nos projetos de instalação ou implementação de novos ambientes de TI possuem algum tipo de virtualização, e hoje já se fala na virtualização de banco de dados, mesmo que para ambientes de homologação e desenvolvimento, o motivo é simples: Custo.

Em um servidor com dois processadores Six-Core e 128GB de RAM DDR3 é possível instalar mais de 20 máquinas virtuais, facilmente. Falando em banco de dados, o único problema está no licenciamento da Oracle que mesmo para ambientes virtuais (o que ela não homologa ainda rodando de baixo de VMware) tem muita gente que usa, causa sérios problemas relacionados a custo.

Para resolver o problema de custo com licenciamento de banco de dados para ambientes virtualizados, muitas empresas migraram de Oracle Database para MySQL, MSSQL e até mesmo DB2(IBM). Devido a essa migração, eu acredito que em poucos meses teremos uma nova forma de licenciamento para bancos de dados da Oracle, Larry Ellison não gosta de perder dinheiro, principalmente do seu core business.

Voltando a falar quanto a quantidade de processadores por servidores, é correta afirmar que quanto maior a quantidade de processadores por servidor, maior será a quantidade de máquinas virtuais instaladas nele, e isso o mercado da industriais de processadores sabe que pode explorar e muito. Para o próximo ano estão previstos gastos de mais de US$ 10 bilhões com licenças e hardware para ambientes virtuais, quanto mais processadores estiverem no mercado, mais o mercado irá consumir.

Um detalhe importante, a Intel e a AMD já planejam para lançar no próximo ano os processadores com 12-Core.