Depois de analisar (ferramentas e táticas) de alguns dos principais ataques hackers bem sucedidos realizados e/ou divulgados no ano passado – isso será o tema para o próximo post -, consegui notar que a maioria dos grupos possui algo em comum – uma conta de e-mail no protonmail.ch – Serviço de E-mail hospedado na Suíça e dito por muitos como um dos mais seguros, não só pelas questões técnicas, mais também por causa das leis daquele país que asseguram o anonimato dos usuários e não divulgação de suas informações.

Vejam, os hackers que realizaram os ataques aos milhares de bancos MongoDB vulneráveis pelo mundo exigem de suas vítimas um pagamento, via bitcoin, onde o e-mail utilizado e associado a uma carteira bitcoin é do domínio protonmail.ch. 🙂

Fora eles, também teve o pessoal do An0nsec, o grupo que divulgou o material sobre os drones americanos e quem também possui uma conta neste domínio.

As principais features deste serviço de e-mail são:

Infelizmente a empresa não aceita o pagamento de uma conta via bitcoin para uma conta premium, somente com um cartão de crédito ou paypal, mas isso não é problema com a existência de cartões de crédito pré-pago, hoje, uma das maiores dores de cabeça para a polícia.

Detalhe, há uma conta free e que já atende a necessidade de muita gente…