Recebi nas últimas duas semanas alguns emails perguntando o qual era a diferença entre serviços Hosting dedicado x Private Cloud Hosting. Todos receberam a mesma resposta.

Acabei achando o excelente vídeo abaixo feito e produzido pelo pessoal da RackSpace, empresa de serviços de Cloud Computing que vem competindo com a Amazon.

Olhem só:

Já o vídeo abaixo foi contratado por um empresa de serviços na Inglaterra de Cloud Computing chamada cloudhosts. Fiquei fascinado pela qualidade gráfica dele.

A dúvida que está na cabeça de muitos profissionais da área de TI e que venho percebido é: Migrar para Cloud Computing ou não migrar, eis a questão ?

A resposta quanto a essa pergunta possui 3 fatores importantes:

  1. Qual é o foco do negócio da sua empresa ? Se for TI, fica difícil migrar ou contratar serviços de outro fornecedor e fazer uma oferta casada. Muitos avaliam isso como não ético.
  2. Você possui budge/dinheiro para continuar investindo a cada 2 anos em novas tecnologias ? Se a sua empresa depende de TI para vendar ou prestar algum serviço, ela precisa ter em mente que com serviços dedicados ela irá gastar muito mais do que com serviços em Cloud Computing.
  3. A empresa está bem das pernas ? Se a sua empresa não estiver faturando muito bem e nem ganhando novos clientes, você já pode começar a verificar soluções mais baratas de TI com Cloud Computing, soluções essas que poderão aumentar as margens da sua empresa.