Essa é uma das várias perguntas que sempre me faço quando lanço uma turma para um novo curso que ministro.

Vejam, quanto mais alunos, mais dinheiro os instrutores deste tipo de curso ganham. Fato. Mas e a qualidade do treinamento não é afetada ?

Minha experiência diz que sim, mas não tenho como dizer ou prever um número máximo de alunos, pois vários fatores podem influenciar em um bom desempenho da aula junto a turma.

Exemplos – Eu já ministrei um curso para uma turma composta por 10 alunos e foi um caos. Os caras não eram educados e perguntavam toda a hora.

Bem diferente do que ocorreu para uma turma com 40 alunos. Essa, em minha opinião, foi a melhor de todas as turmas que já ministrei uma aula. Os alunos estavam 100% focados, e mais, eram educados.

Nessa reformulação de treinamentos que fizemos para o Coruja de TI, decidimos que 30 alunos por turma será o máximo permitido. Mas pode ser que este número diminua para os próximos cursos se percebermos que o rendimento dos alunos não foi o esperado.

Estou aprendendo com os erros do passado. Melhorando a cada instante e tentando ministrar cursos que façam a diferença para o pessoal.