Essa semana, encontrei um grupo de amigos que perguntaram o que eu fiz com os servidores, switches e roteadores que eu tinha em casa, e o mais importante, que funcionavam. Vindo para São Paulo, eu fui obrigado a me desfazer de tudo. Vendi bastante coisa, alguns roteadores e switches foram dados para aqueles que buscavam estudar um pouco sobre Cisco, no final do papo veio a pergunta: Por que você tinha um datacenter dentro de casa ?

Há 6 anos atrás, a virtualização era uma tecnologia embrionária, também não tínhamos links de internet em nossas residências com velocidades passando dos 20Mbps e nem computadores com alto recurso de CPU, memória e disco com preço acessível. Hoje, quando alguém me pergunta como montar um lab em casa para estudar, eu de cara indico a compra de um desktop mais “parrudinho”, com discos 7200RPM e 16GB de RAM, com essa configuração é possível montar um belo laboratório, emulando além de servidores, roteadores, firewalls e alguns modelos de switch.

Assim meso, com a virtualização e cada dos preços de hardware, há uma grande quantidade de pessoas que montam excelentes infraestruturas em suas próprias residências, tanto nos EUA como aqui no Brasil.

Vejam nos vídeos abaixo:

Legal, não ?!

Confesso a vocês que eu tenho um projeto para a criação de um datacenter na minha casa, com um quarto refrigerado 24×7, toda a parte elétrica trocada e preparada para suportar dois racks, além de 120TB de espaço em storage e 14 servidores de 2 “U”, e o que me falta montar este projeto é dinheiro $$. Dai eu assinarei dois links Internet dedicados e farei um hosting de casa. 🙂 Falando em disco, um leitor do blog, esqueci o nome na timeline, sorry, me passou um link de um russo que montou um NAS(Netowrk Area Storage) caseiro, o bendito tem capacidade para 70TB (35 discos de 2TB cada), deem uma olhada na foto abaixo:

Tenho alguns amigos aqui no Brasil que possuem mais de 10 máquinas, todas ligadas ao mesmo tempo em casa, isso fora os roteadores e switches, tudo em prol dos estudos e da “nerddisse”. Mas, montar uma estrutura de NAS como a apresentada acima ou um mini datacenter como eu citei não é nada barato, principalmente quando pensamos em fazer tudo isso no Brasil.

Os discos utilizados pelo NAS de 70TB, 35 de 2TB, são modelos western digital green, custam em SP R$ 640,00 cada, fora placa mãe, memória e o custo de energia para deixar isso tudo gelado. Vejam que a casa do cara é revestida de madeira por causa do frio russo, esquentou é só abrir 3 centímetros da janela e pronto, frio de mais de 20 graus negativos.

Pensem bem no seu bolso e nas suas instalações elétricas domiciliares antes de montar o seu datacenter caseiro.

Este link apresenta uma série de imagens e vídeos de pessoas que montaram datacenters dentro da própria casa, interessante 🙂

Removi uma parte do texto em respeito a opinião do leitor Jordano Freitas.