Estamos trabalhando em um projeto que tem como objetivo analisar a segurança das senhas utilizadas em aplicações Web. Nem preciso dizer que senhas como 123456, qazwsx12345, qazxsw, datas de aniversários, nomes de familiares e seus animais de estimação, além de times de futebol são as mais utilizadas.

Reunimos um banco de senhas bem legal – milhões para ser mais exato. Daí eu parti para análise reversa “O que seria uma senha segura?”,nada de milhares de caracteres, frases fantásticas, algoritmos complexos, mas sim a utilização de espaço no início delas.

Vejam que a maioria dos softwares de quebra de senhas trabalha com um dicionário repleto de palavras e termos, e para minha supresa, eu não encontrei casos de testes que continham espaços. 🙂

Claro que alguns softwares que trabalham com a quebra de senhas e com aceleradores gráficos possuem a opção de colocarem espaço nas palavras que serão testadas para a quebra de senha, mas quantos de vocês já viram alguém colocar espaço em suas senhas ou habilitar esta opção para quebra de senhas ?

Mas um aviso, não achem que um simples espaço aumentará em 100% a segurança de suas senhas, ou melhor, inviabilizará a sua quebra. Nada disso, a adição do espaço só aumentará a dificuldade. Continuem usando senhas fortes (maiúsculas, caracteres especiais e alfa numéricas), sem esquecer de colocar o espaço logo no início. 🙂