Alguns que leem o blog sabem que eu já dei uma esticada na China implementando alguns projetos de Telecom. Isso foi há 6 anos. De lá para cá, a China cresceu e muito, principalmente as empresas destinadas a oferecer serviços e produtos via Internet.

Vejam que há mais de 477 milhões de chineses que acessam à Internet, quase o dobro dos mais de 250 milhões existentes nos EUA, e esse número irá dobrar nos próximos 5 anos, tendo ac China o dobre de usuários que os EUA.

Se vocês pegarem a lista TOP 10 de empresas de TI por valor em todo mundo, irão ver que há mais do que 4 empresas chinesas. Há casos que algumas empresas chinesas só são superadas em valor pelo Facebook, e olha que é uma estimativa já que o Facebook ainda não possui suas ações sendo negociadas nas bolsas de valores.

O problema de criar um negócio de Internet na China está no fato que o governo chinês proíbe a entrada ede empresas estrangeiras, restando ao mercado a compra de ações em bolsa ou investimentos direitos, como o que o Eduardo Saverin, Co-fundador do Facebook, faz em Hong Kong.

Acontece que tem uma coisa muito boa nisso tudo para nós administradores de sistemas, redes e segurança. A possibilidade de galgar um bom emprego por lá. Tenho amigos que se mudaram em definitivo para China e Hong Kong e só têm elogios. Bons salários, boas acomodações e segurança. Hong Kong é uma das cidades mais seguras do mundo.

Eu já achei alguns lugares que dão aula de Mandarim em SP e estou pensando seriamente em me matricular para uma turma em julho. E vcs, já pensaram em morar e trabalhar na China ?