Quem possui sites ou portais já deve estar acostumado com a avalanche de emails, das mais diferentes empresas de hosting, para renovação dos domínios .com.br. Você começa a receber pelo menos 1 por dia faltando 1 mês para a expiração do seu domínio.

Este mês, eu recebi mais de 20 emails 🙁 – todos para renovar alguns dos meus domínios aqui no Brasil. O interessante é que o Registro.br cobra R$ 30,00 por renovação e as empresas, por sua vez, fazem o mesmo com um pequeno acréscimo de R$ 9,00 – baita lucro de 30%…

Quem trabalha com administração de ambientes/sites só lembra da existência do Registro.br em 3 momentos do ano – GTER/GTS e na renovação de domínio.

O interessante disso é que o NIC.br, órgão/empresa que cuida do registro.br, apresentou um superávit de mais de R$ 30 milhões no ano de 2010 – é um lucro impressionante para qualquer empresa.

Vejam os dados abaixo:

Eu sou adepto da renovação de 3 em 3 anos por causa do desconto, de R$ 3 por ano – assim dá para economizar uma graninha pro refrigerante.

Piadinhas infames a parte, eu fico impressionado com todo esse lucro  e me pergunto “Por que o NIC.br não utiliza todo esse dinheiro para promover ou quem sabe, criar um instituto de ensino focado em redes e segurança ?”

Convenhamos que esse dinheiro dá e sobra, e o NIC.br não foi criado para dar lucro, que eu saiba.

Eu fiz uma conta rápida e desenvolvi o seguinte cálculo a partir de uma verba anual de R$ 5 milhões do NIC.br:

Dá para formar 310 profissionais CISCO CCNP ou 3333 profissionais LPI-3 – incluindo as certificações.

(Foram utilizadas cotações de cursos/instituições credenciadas junto a CISCO e ao instituto LPI)

Claro que os mesmos R$ 5 milhões poderão ser utilizados para montar um bom datacenter e parar de terceirizar o suporte aos servidores de DNS no Brasil – quem sabe melhorar o serviço por aqui.