Elogiar os livros de Cezar Taurion, para mim, é chover no molhado. Isso é fácil de explicar:

Possui sólida formação acadêmica
Trabalhou em grandes empresas
Possui uma visão ampla quanto a diversos temas que rodeiam tecnologia
Estuda praticamente todos os dias
Excelente palestrante
Carioca e um bom amigo

Com todos estes pontos elencados, Big Data, o seu livro publicado há alguns meses pela editora Brasport , no formato impresso (ele saiu primeiro em formato e-book), está na lista dos livros obrigatórios para todos aqueles que desejam começar a estudar sobre o tema.

De fácil leitura, com uma série de indicações para importantes artigos e palestras, a leitura se torna simples, gostosa e não cansativa; e isso, meus amigos, para um livro com um tema tão amplo é importante para caramba.

O mais legal do livro é que ele pode ser lido com uma só mão, é fácil de folhear e o papel é de boa qualidade, permitindo assim a escrita, em caneta, de uma série de anotações (mania minha) no metrô. 🙂

Cezar, parabéns por mais um excelente livro.

A Brasport, como sempre, está de parabéns por mais uma obra…

Um ponto que importou, e muito, para mim e que acredito que ajudará algumas pessoas que buscam se especializar no tema deste post.

A FIAP, SP, está com um curso de extensão em BIG DATA, onde ele sai por R$ 7500,00, podendo ser parcelado em 10x no boleto.

Até aí bacana, mas acontece que fui afundo para entender a programação, a ementa, e para mim, o mais importante, a bibliografia que será adotada.

Não foi surpresa alguma descobrir que mais de 90% dos livros utilizados como base para o curso estão disponíveis para “consulta”. Que toda a introdução está disponível na internet, seja via youtube ou até mesmo em cursos que ministrei – estou me referindo ao curso de Cloud Computing.

O restante dos 10% que não encontrei em livros, de uma forma simples e prática, está espalhado pela internet, seja em artigos, youtube e até mesmo trabalhos acadêmicos.

E daí, eu lhes pergunto, vale a pena investir R$ 7.500,00 em um curso como este ?

A resposta será sim para aqueles que acreditam na curva de aprendizagem proferida pelos cursos, aquela que é, para uma boa parcela da população, maior e mais rápida, quando estamos sentados em uma sala de aula.

Mas não, para aqueles, que como eu, gostam de estudar sozinhos, baseando-se em livros, vídeos no youtube, pesquisas e muitos laboratórios.

Bons estudos a todos..

P.s.: Não vi referência nenhum do livro do Cezar na ementa do curso. Será que eles não estão adotando-o ????