Infelizmente acabou a Campus-Party Brasil 2011, com um saldo um tanto quanto manchado devido a uma série de problemas de infraestrutura (falta de energia, problemas no credenciamento, falta de internet e má organização). Perguntei para vários veteranos e para os novatos o que eles acharam e por incrível que pareça a galera gostou bastante nos últimos dias.

As empresas patrocinadores não distribuíram muitos brindes este ano, mas tiveram aqueles que o fizeram, como o meu caso (quase 2000 brindes próprios e mais uns 1000 da @cool_masterbr), o pessoal gostou bastante — obrigado a todos pelam paciência. 🙂

Falando em segurança, rolou solto o Back|track por lá, era engraçado pois haviam mesas com mais de 10 pessoas rodando o Back|Track ao mesmo tempo. (para quem não sabe Back|Track é uma distribuição Linux focada em testes de invasão, com ela um Hacker pode realizar uma série de ataques pois todas as ferramentas para isso vêm pré-configuradas, fácil e rápido de usar).

Quem não tinha um firewall configurado tomou na cabeça, foi o que aconteceu com um carinha e seu maravilhoso desktop de alta performance, o pessoal não deixava a máquina em pé, toda hora ela desligava. o_O Até que teve uma hora que um bom samaritano foi informa-lo para que servia um firewall.

O pessoal também se aproveitou para ligar o perebento, notebooks, desktops ou máquinas virtuais sem ati-vírus, mas que contêm uma pancada de vírus para serem espalhados pela rede e analisar o que acontecia, o pessoal que fez compartilhamento de arquivos via windows sofreu viu, o anti-vírus deles parecia a árvore de Natal do Ibirapuera e da Lagoa do Rio de Janeiro.

Teve também a hora do ataque DDoS (Ataque distribuído para negação de serviço) onde um grupo de pessoas utiliza uma ferramenta hacker para sobrecarregar um serviço ou computador, teve uma empresa que levou um servidor para campus(#cpbr4) para demonstrar o seu novo produto, quando a galera descobriu a URL e o IP danou-se tudo, era engraçado ver o cara que administrava o servidor gritando: “Cambada de FDP que não tem o que fazer, estou aqui trabalhando e vc`s aqui sacaneando.” Esqueceram de avisar para a empresa que ela estava entrando em um terreno sem controle ou com qualquer tipo de hierarquia.

Pena que este ano não tivemos nenhum incidente grave, até porque a galera ficou com medo de ser expulsa de vez da campus, causar pequenos delitos rola, mas derrubar a rede não.. 0_O