Netflix á a maior locadora virtual do planeta, isso porque ela possui mais de 24 milhões de usuários, nos EUA e no Canadá. Mas poucos sabem que a NetFlix é responsável por mais de 20% de todo o tráfego Internet nos EUA e mais de 30% no Canadá, isso em horários normais de acesso. Esse número aumenta e muito após às 18:00, quando o pessoal começa a chegar em casa.

Por causa disso, dezenas de provedores de banda larga, tanto nos EUA como no Canadá, adotaram práticas não tão legais de controle do tráfego internet, tudo para que os seus usuários possam navegar normalmente na Internet. E aí vem a minha pergunta, será que a NetFlix conseguirá deixar a nossa Internet lenta ?

Poucos sabem que há uma certa abundância de link Internet em diversos estados brasileiros, quer dizer, a operadora dá mais link ao usuário do que ele compra. Isso foi comprovado no último teste de recursos de banda larga realizado pelo pessoal da Infoexame, mas assim mesmo, a NetFlix é uma comedora voraz de banda larga e fica o meu receio quanto ao tráfego Internet no Brasil após 6 meses de funcionamento do NetFlix.

Algumas operadoras de banda larga já se prepararam para controlar o tráfego Internet quanto ao streaming, tecnologia utilizada para transmissão de filmes pela Internet. Alguns dizem mais, que certas operadoras irão diminuir a quantidade de banda para os seus concorrentes quanto à venda de filmes pela Internet. Isso é ilegal, imoral, mas não é impossível de acontecer, principalmente quando falamos de Brasil.

O jeito é esperar para ver o que vai acontecer.