Conversando no último programa mesaparacinco, onde eu participo e é transmitido pela Internet, veio a seguinte pergunta: Será que as pessoas que possuem mais seguidores no twitter, no mundo, possuem força suficiente para derrubar o Google ?

A ideia seria a seguinte, que a Lady Gaga ou o Justin Bieber, com os seus mais de 9 milhões de seguidores, enviassem uma mensagem pedindo ajuda para que os seus fãs acessassem uma determinada URL, no mesmo dia e hora. Será que esse pequeno pedido de menos de 140 caracteres não poderia até mesmo derrubar o www.google.com ?

É possível causar uma instabilidade, mas derrubar eu já acho demais já que o Google recebe uma incrível quantidade de acessos a cada segundo. Ele sofreria e muito com instabilidades caso os TOP 3 do twitter conseguissem mobilizar todos os seus seguidores para acessá-lo ao mesmo tempo. Estamos falando de quase 30 milhões de pessoas, galera. Não há infraestrutura que esteja planejada para tanto acesso simultâneo no mundo.

O importante é que estamos falando de acessar utilizando simplesmente o browser, nada de ferramentas de ataque DDoS, um simples acesso. As redes sociais possuem um força que  muitas empresas e pessoas desconhecem. A força de poder detonar um site ou alguém em poucos minutos. Ninguém até agora mensurou isso de forma que possam saber quais são as contra medidas que deverão ser adotados no caso de sofrerem um ataque originado por uma simples mensagem.

Com pouco mais de 200.000 seguidores já dá para fazer um belo de um estrago em diversos sites pelo mundo, imaginem então com mais de 9 milhões ?!