Nestes últimos 10 anos tivemos o surgimento de novas formas de trabalho, tecnologias e de empresas. Com isso, a demanda por hardware e software aumentou e muito. Vejam como no caso do Youtbe, Myspace, Facebook, Twitter, Google e diversas outras empresas que nasceram nestes últimos 10 anos ou que cresceram de forma vertiginosa.

A dependência tecnológica entra as empresas de TI nunca foi tamanha, várias destas empresas em seus momentos embrionários(startups) utilizavam os serviços de Cloud Computing da Amazon por terem pouco dinheiro para ser investindo em infraestrutura, dai a Amazon ser até o presente momento o maior provedor de serviços de Cloud Computing no mundo, porém ela começa a ser ameaçada pelos serviços da RackSpace, eu venho utilizando os serviços de cloudfiles deles, é muito bom, porém o meu único problema é a taxa de upload (envio de arquivos) problema essa que tem um responsável, NetVirtua.

Hoje podemos observar quando acessamos uma série de sites e serviços na Internet, redirecionamentos para serviços ou servidores  da Amazon, Akamai, Google entre outros. Esse tipo de serviço ofertado gerou uma grande demanda por servidores dedicados, onde irei apresentar abaixo as empresas líderes por possuírem servidores dedicados no mundo:

Vocês podem ver que o Google é mais uma vez um líder de infraestrutura e recursos, neste caso, em servidores. O Google já possui uma carta de mais de 30 serviços e diferentes produtos ofertados ao mundo, onde 98% deles pela Internet. Não é para menos que o Google vai investir quase US$ 240 milhões no primeiro quadrimestre de 2010.

Dêem uma olhada nos investimentos em infraestrutura que o Google vem fazendo nos últimos 4 anos:

É meus amigos, a pergunta que fica: Google, o que vamos fazer hoje à noite ? — Dominar o mundo!

fontes: Internet, datacenterknowledge, Intac