Com o aumento da velocidade dos links internet fornecidos nas residências em todo mundo, ficou muito mais fácil o compartilhamento de arquivos entre as pessoas e as empresas. Agora é fácil criar uma apresentação no .ppt, deixá-la em casa e no horário da apresentação, acessá-la remotamente e utilizá-la. Para isso funcionar você precisará de um acesso remoto configurado no computador de sua casa.

Tecnologias de acesso remoto eram mais utilizadas em datacenters e grandes empresas com a utilização de softwares específicos para realizar essas tarefa, mas tão específicos que antes do Windows XP era necessário instalar o RemoteDesktop na máquina para utilizá-lo para conexão em computadores que possuíssem o serviço terminal service habilitado .

Para aqueles que não detêm conhecimentos quanto a configuração de firewall, vpns e terminal services foram criadas uma série de serviços que facilitam a vida daqueles que desejam acessar de qualquer parte do mundo o computador da sua casa. Tivemos inicialmente o VNC, com uma série de variantes e instaladores, digo-lhes que várias empresas e pessoas ainda o utilizam. Ele teve um bom upgrade e possui configuração para acesso criptografado.

Mas e para aqueles que têm dificuldade para instalar o VNC e configurá-lo?

Surgiram alguns serviços que facilitaram a vida de milhares de pessoa, e de quebra, pegaram um nicho de mercado caro e mal explorado. Ferramentas como Logmein e TeamViewer foram criadas com o objetivo de instalar uma conexão remota entre um computador e a Internet de forma rápida, fácil e com mais segurança. Tamanho foi o sucesso destas ferramentas que elas possuem instaladores mais os diversos tipos de sistemas operacionais, e atualmente, para o Ipad, Ipod e Iphone.

Também há versões pagas destas aplicações, com elas é possível compartilhar mais recursos como impressoras e som, além de aumentar o nível de criptografia utilizada para comunicação cliente servidor.

A disseminação de aplicações como Logmein e TeamViewer fez com que várias empresas utilizassem os seus recursos profissionalmente, montando soluções de acesso remoto para seus funcionários, parceiros e fornecedores. Quando falamos do mundo corporativo a primeira preocupação que vem à cabeça é segurança. Ferramentas de acesso remoto pagas como Logmein, possuem níveis mais altos de criptografia, além da utilização de comunicação com certificados digitais entre cliente e servidor, aumentando a segurança, mas não é 100% seguro :).

Empresas alegando a queda de produtividade de seus funcionários e a falta de segurança quanto o acesso remoto dos computadores do seus funcionários a partir das suas redes bloqueiam via firewall e proxy  o acesso ao Logmein e a TeamViewer, e olha que as empresas têm a sua razão, quem garante que o computador da casa de um funcionário possui o anti-vírus atualizado e todos os patches de segurança instalados.:)

Há casos que hackers invadiram o sistema de empresas utilizando o Logmein como forma de acesso e depois instalaram-no diretamente na empresa invadida. Criativo, não. 🙂

Quando falamos em facilidade para acesso devemos sempre pensar nos prós e contras, lembrando que não há segurança 100%.:)