Acabei de fazer o download do livro Sun Web Server: The Essential Guide e fiquei impressionado de ter saído a versão 7 deste Web Server. Para quem não sabe, o Sun Web Server, também conhecido como Netscape Enterprise/SunONE/ iPlanet Web Server, era um os web servers mais utilizados em todo mundo, isso porque era estável, sem grandes bugs e compatível com diversos Application Servers.

Eu comecei a utilizar este Web Server no início do ano 2000 e depois fui ter contato com ele novamente em 2003/2004, cuidando do projeto da GM, isso porque a arquitetura do ambiente GM Global utilizava WebLogic como application server e o SunOne como Web Server.

Estável, sem grandes problemas e fácil de configurar, perfeito correto?!

Nada disso, a Sun esqueceu de realizar alguns updates e criar módulos para executar outras funções, por este motivo, o apache httpd começou a dominar o mercado mundial, e hoje, é líder absoluto quando falamos em webservers, vide gráfico abaixo:

Observem que neste gráfico não há menção quanto ao SunOne ou Sun Web Server, isso porque muitos sites e empresas migraram os seus web servers para versões que tivessem mais features.

Em 2005/2006 tinham decretado o fim do Sun Web Server no mercado, até saiu uma versão, houve divulgação, mas não lembro de ninguém dizendo que o utilizava.

Parece que as coisas mudaram, isso porque a Oracle, toda poderosa, comprou e Sun e viu que o Sun Web Server é um bom produto, 10 vezes melhor que o OHS – Oracle HTTP server, uma cópia completamente bugada do Apache, e começou a dedicar mais horas e dinheiro para o desenvolvimento e melhora deste produto.

A compra da Sun/MySQL/BEA foi uma excelente jogada, de uma única vez a Sun comprou uma série de produtos conceituados e estáveis, o que lhe resta é a manutenção e investimento e desenvolvimento.

Veremos se alguém irá migrar os seus sites para o Sun Web Server e se a Oracle cobrará para utilizá-lo.