Systems Performance: Enterprise and the Cloud tornou-se um best seller na amazon 2 dias após o seu lançamento. Eu, um aficionado por performance e tuning, área que me especializei, posso afirmar que o livro merece as 5 estrelas de review de qualquer site especializado no assunto.

Brendan Gregg, o autor do livro, possui um conhecimento ímpar sobre performance and tuning. Bato palmas para a capacidade que ele possui de transpor tudo aquilo que aprendeu em seus anos de experiência, em empresas como a SUN, para um livro como este.

Dei sorte em encontrar está obra no my safari, e desde então, não consigo deixar de lê-lo.

Os capítulos focados em tuning são fantásticos e de leitura obrigatória para todos aqueles que almejam a tão sonhada vaga de arquiteto de infraestrutura – um post com mais detalhes quanto a este cargo está sendo escrito – e desejam entender como é executado o processo de análise e tuning, com suas ferramentas e gráficos.

Importantes conceitos de virtualização são abordados no livros, já que ele possui em seu escopo performance and tuning de Cloud. Como todos aqui já sabem, virtualização é a base de Cloud Computing.

Gráficos e comparativos detalhados auxiliam no esclarecimento quanto há dúvidas do que é mais performático quando colocamos virtualização e hardware dedicado no enfoque da conversa.