Eu fico impressionado com a total falta do que fazer de diversas pessoas que tem a mania de corrigir, denigrir, discutir e trolar (nem sei se isso já verbo) os outros. Será falta do que fazer, inveja ou não ter uma capacidade melhor de raciocínio ?

Outro dia desses eu assisti um bate-papo do @nandopax, Vinícius K-max e do Mr. Manson (Wagner Martins – o que já conheci pessoalmente no OmediCamp e é gente boa pacas) sobre Trolls, no canal do Social Media Week e pensei, mas que porra é essa ?

O Mr. Manson tem umas tiradas engraçadas e que fazem sentido, várias empresas ficaram muito putas com o seu sarcasmo e comentários e ele conseguiu provar que é bom de marketing, mas fazer piada com a cara dos outros só por achar graça dá dinheiro ? Juro que não sei a resposta.

Em TI, já temos alguns Trolls que têm a mania de falar mal de um post, notícia, comentário, o que seja, mas vejo que boa parte da culpa é dos jornalistas que simplesmente copiam uma notícia do outro só para ter algo novo no site do jornal ou da revista. Quem não viu o problema do @naosalvo, quanto a invasão ou hackerismo do site do Santos Futebol Clube. Foi uma cópia atrás da outra, até que um jornalista que tem o mínimo de noção, escreveu algo correto sobre o fato.

Escrever sobre TI é difícil pacas, temos um mercado totalmente mutante e louco para comentar, que um termo e tecnologia muda a cada segundo. Como ser conhecedor e escrever sobre o assunto, com o mínimo de propriedade ? Ser jornalista e ter feito cursos na S.O.S. computadores lhe darão essa capacidade ? Consertar o computador da sua tia amada irá lhe ajudar nisso ?

Não, você só precisa ter força de vontade e paciência, muita paciência, porque sempre terá um chato, que acha que sabe 100 vezes mais do que você sobre TI e vai escrever que você não entende nada e que ele é o bonzão.

Temos exemplos disso todos os dias e assumo que sempre tem um chato enchendo o meu saco no blog. Sabem o que eu faço ? Convido-o a escrever um post. Simples pois nem todo mundo tem coragem de colocar a cara para bater para milhões de pessoas. 🙂

Vejam que escrever sobre uma notícia ou tecnologia não é simplesmente copiar de um site ou ouvir alguém falar, mudar algumas palavras, colocar algumas ideias e publicar do WordPress. Vai além, e isso vem dos comentários, das perguntas via Twitter, emails e afins. Você deverá estar preparado para responder o seu público, ajudá-lo e isso um Troll não faz, ele enche o saco, só isso. Ajudar que é bom, nada.

O meu ponto é o seguinte: quer falar mal de algo ?, o faça, de forma educada e que possa agregar valor à alguém, principalmente quando falamos em TI.

Troll em TI é um bobo da corte que tem como livro de cabeceira o guia do hardware do Gabriel Torres.