Twitter: 2 bilhões de posts/mensagens por mês.

por em 28/06/10 às 9:00 am

É incrível observar como a utilização deste microblog ou ferramenta de rede social cresceu em 2 anos. O Twitter chegou a marca de 2 bilhões de mensagens/posts/tweets por mês, de Dezembro de 2009 até o mês de Maio de 2010 ele simplesmente dobrou a quantidade de mensagens trafegadas, conforme imagem abaixo:

A sua utilização só tende aumentar devido a facilidade como uma mensagem pode ser enviada, também como a quantidade de programas, celulares e tudo aquilo que está conectado de alguma forma com a Internet pode utilizar o Twitter API.

Alguns números coletados quanto ao Twitter no mês de Maio de 2010:

  • 64 milhões de tweets por dia.
  • 2.7 milhões de tweets por hora.
  • 44,481 de tweets por minuto.
  • 741 de tweets por segundo.

O tráfego de dados percorrido em toda a infraestrutura planejada e montada para suportar o Twitter deve ser impressionante.

Conversei com várias pessoas que trabalham em agências de publicidades e todas citam o mesmo ponto:

A campanha tem que chegar via Twitter,Facebook, blog e TV. Vejam que a ordem é importante devido ao público almo, onde mais de 90% deste público está conectado na Internet e mais de 60% faz parte de alguma rede social.

Caso o Facebook fosse considerado um país, ele seria o terceiro quanto a quantidade populacional, perdendo só para China e a Índia, conforme apresentando no vídeo abaixo, vídeo esse que apresenta uma grande quantidade de dados quanto as redes sociais.

Isso é uma demonstração de como as mídias sociais/digitais e ferramentas como o Twitter estão crescendo de forma exponencial pelo mundo. Elas chegaram e já tomam conta de computadores e celulares.

O interessante disso tudo é que existem empresas que ainda bloqueiam o acesso de seus funcionários no horário de trabalho apresentando como desculpas a segurança e a baixa produtividade, porém, a grande maioria destas empresas estão conectadas de alguma forma, seja ela para galgar novos clientes ou até mesmo fazendo uma propaganda direta de seus produtos e serviços, bancos por exemplo.

Estamos mudando a forma de pensar e agir, e isso não é devido a geração Y, Z ou 1 ao meu ver, mas sim a evolução da comunicação e da informação, nunca antes vista pela humanidade. As pessoas tem um acesso fácil a informação, você precisa de um computador e uma conexão Internet, pronto, você já sabe o que está acontecendo em todo mundo, em tempo real, seja uma fofoca, uma notícia sobre a bolsa de valores ou um livro antigo, livro que já foi “escaneado”e colocado a disposição na Internet. O grande segredo está como a pessoa interpretará ou utilizará essa informação.

Um jornalista disse uma vez que as pessoas confiam mais em uma informação publicada em um jornal ou revista, informação impressa, acho um equívoco essa informação já que editoras, revistas e o mercado editorial vem passando por um drástica restruturação devido ao fácil acesso a informação de qualidade e a quantidade.

Vejam um exemplo: Você leu sobre a África, uma determinada região, viu fotos em uma revista, a reportagem é excelente, mas você gostaria de ter mais detalhes, como textos, fotos e até mesmo um vídeo. Isso ainda não é possível em quaisquer revistas publicadas aqui no Brasil, mas em uma revista on-line isso é possível.

Percebam a quantidade de dados e informações como imagens, sons e fotos que podemos lincar em uma simples reportagem. E a propagação dessas informações, antigamente era feita via rádio ou TV, com um certo atraso, mas hoje com a utilização de ferramentas como Twitter ou Facebook, isso é feito de forma quase instantânea, e caso você deseje replicar a notícia é só dar um re-tweet nela.

É meus amigos, olhem como o Twitter começou na foto abaixo, de um simples rascunho para um gigante da comunicação:

fontes: Internet e Pingdom

Bad Behavior has blocked 27505 access attempts in the last 7 days.