Já comentei no blog quanto ao crescimento dos datacenters modulares nos EUA e a sua importância em atender a grande de manda de infraestrutura de servidores que o mercado de TI vem exigindo. A DELL deu um passo à frente com a sua unidade serviços voltada a DataCenter, Dell Data Center Solutions (DCS), ela lançou uma solução de DataCenter Modular com 6 ou 12 Racks de servidores configurados, totalizando 756 U e que será entregue aos clientes em até 30 dias.

Não duvido quanto ao prazo de entregue pois sou usuários dos produtos e serviços da Dell há algum tempo, e ela é conhecida por entregar seus servidores no prazo e em tempo hábil, 20 à 30 dias.

DataCenter Modular da DELL
DataCenter Modular da DELL

Muitos profissionais de TI que trabalham em DataCenters irão falar que 756 U ou 12 Racks, não provem grande poder de processamento, memória e disco, já que os servidores ali suportados precisam de muito espaço. Para resolver esse problema, a DELL lançou uma série de servidores de 1U com alta capacidade de processamento, armazenamento de disco e memória, essa série de servidores chama-se Dell PowerEdge C, conforme a foto abaixo:

A série Dell PowerEdge C foi projetada para atendar duas demandas em franca expansão, Cloud Computing e HPC (High Performance Computing), duas áreas ou tecnologias que necessitam de performance, mas precisam de servidores que  ocupam pouco espaço físico.

Imaginem 756 Servidores Dell PowerEdge C1100, cada um deles com 144 GB de RAM DDR3, com quase 3TB de disco cada e dois processadores 6-Core, nada mau em.

O vídeo abaixo apresenta mais detalhes quanto a solução de DataCenter Modilar da DELL:

E aqui no Brasil, será que veremos essa solução de DataCenter em alguma empresa ? A minha respostá é pouco provável ou não, o custo x benefício de uma solução dessas no nosso país é pouco atraente, isso devido a alta carga tributária e a forma como as empresas adquirem os seus servidores.

A Dell para concorrer com preços melhores e ter uma grande fatia do mercado brasileiro, abriu uma fábrica em Hortolândia – SP, fábrica essa especializada  em montar os seus produtos, mas não está preparada para montar e vender DataCenters modulares, ela nem possui um DataCenter de grande porte aqui no Brasil.