A Folha publicou um artigo bem interessante sobre o caso NSA versus Edward Snowden(Mundo+Liberdade) . Ele traz cronograma de todo o caso, de forma resumida, objetiva e que gostei. Vamos a ele:

maio
Snowden, que trabalhava no escritório da NSA no Havaí, copia documentos da agência

20 de maio
Vai a Hong Kong para conceder entrevistas a Glenn Greenwald, do jornal “Guardian”

9 de junho
Após jornal publicar reportagens, ex-técnico da NSA revela ser responsável por vazar dados sobre espionagem dos EUA

22 de junho
EUA acusam Snowden, cancelam seu passaporte e pedem a Hong Kong que o extradite

23 de junho
Snowden sai de Hong Kong rumo a Moscou; fica na área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, sem entrar oficialmente no país por cerca de um mês

2 a 7 de julho
Snowden pede asilo a 21 nações, inclusive Brasil, que nega

7 de julho
“O Globo” informa que cidadãos e empresas no Brasil foram espionados pela NSA

16 de julho
Snowden pede asilo temporário à Rússia

1º de agosto
Snowden obtém asilo da Rússia

18 de agosto
David Miranda, namorado de Greenwald, que publicou os casos de espionagem, é detido no aeroporto de Londres

1º de setembro
TV Globo revela que Dilma teve comunicação com seus assessores interceptada

8 de setembro
TV Globo informa que Petrobras foi alvo de espionagem

17 de setembro
Dilma cancela ida aos EUA

11 de dezembro
Atrás apenas do papa, Snowden é eleito a segunda personalidade mais importante do mundo pela revista “Time”

16 de dezembro
Corte dos EUA decide que monitoramento de cidadãos americanos é ilegal

Todos que trabalham com tecnologia e são curiosos por segurança sabem do caso, de trás para frente. Mas poucos conhecem os dados abaixo:

  • A indústria da segurança da informação adorou as revelações feitas por Snowden, tanto é que a área de marketing de empresas especializadas em anti-vírus e soluções para controle de vazamento de informação receberam um aumento de mais de 30% do budge dedicado a divulgação de suas soluções e produtos.
  • Diversos especialistas consultados por grandes centros de pesquisas, leia-se Gartner, afirmam que o departamento de segurança da informação das grandes empresas e governos receberão mais atenção nos próximos meses seus executivos e dirigentes. Mais investimentos na compra de produtos, no treinamento e na contratação de profissionais serão realizados nos próximos 6 meses, todos focados em segurança.
  • Cisco, Dell, HP e grandes outros fabricantes de produtos para redes têm travado grandes batalhas na área de vendas, tudo para provar aos grandes clientes, como Google e Yahoo, que possuem a melhor e mais performática solução para assegurar a comunicação de dados entre servidores e datacenters.
  • Até a geração de certificados digitais sofreu uma alteração quanto as suas regras. Vejam o que a certisign vem divulgando aos seus clientes:

Por determinação da CAB/Fórum, entidade internacional que padroniza e regula as práticas de mercado para Autoridades Certificadoras (ACs) e fabricantes de browser, a partir de 01 de novembro de 2015, as empresas que desejam proteger seus domínios internos e uso de Ip’s com o Certificado SSL deverão registrá-los nos órgãos especializados como por exemplo, o “Registro.br” ou “Whois”.

Esta mudança tem como objetivo intensificar a segurança do ambiente contra ataques, como o “man-in-the-middle”, que desvia os dados e os redireciona ao destinatário imperceptivelmente. Este ataque ficou mundialmente conhecido após a NSANational Security Agency – utilizá-lo para ter acesso aos dados de órgãos brasileiros.

Os Certificados Digitais para domínios internos e uso de Ip’s solicitados até setembro de 2014 somente poderão ser emitidos com 1 (um) ano de validade. E após o término da validade, terão que ser registrados para se adequarem a determinação da CAB/Fórum.

 

  • Analisando alguns dos gráficos disponibilizados pelo https://www.team-cymru.org, pude constatar que o tráfego do protocolo https (tcp 443) aumentou em mais de 30% nos últimos 3 meses. Isso quer dizer que diversas empresas e órgãos governamentais em todo o planeta estão implementando mais certificados digitais em seus web servers
  • Muitos divulgaram que a indústria do cloud computing, um dos seguimentos de ti que mais cresceu nos últimos 2 anos, sofreria uma dura queda em suas vendas. Acontece que esqueceram de avisar a Amazon e outros grandes player. A projeção de crescimento destas empresas sofreu quaisquer alterações até o momento. Temos que aguardar a divulgação de seus números

É pessoal, pelo que pude pesquisar até o momento, boa parte do mercado de ti deveria agradecer e muito as divulgações bombásticas feitas pelo Edward Snowden.

p.s.: A Revista Times deste ano elegeu o novo papa como o homem mais importante e influente do ano. O segundo lugar ficou para, nada mais nada menos, Edward Snowden – — o cabra bom esse, viu.. E ainda quer viver morar no Brasil..