A resposta é não.

1 – Para começar, segurança da informação é uma das áreas que mais sofre com atualização de conteúdo. A cada instante há uma nova vulnerabilidade, um novo tipo de ataque ou defesa, e isso em curto prazo – estou falando de 12 meses. Um curso de 18 ou 24 meses não tem como passar todo o conteúdo básico, intermediário e avançado para você poder se atualizar ou se preparar para este mercado – a carga horária é muito pequena para tanto conhecimento que precisa ser ministrado.

2 – Os melhores instrutores ou professores que você poderia ter não podem ministrar uma aula, pois não atingem os níveis de exigência para tal função ou não possuem didática ou pior, acreditam que o velho e bom hacking deve ser aprendido sozinho. Uma forma de peneirar os melhores dos piores.

3 – Os valores exorbitantes de tais cursos podem muito bem serem revertidos para treinamentos ministrados por instituições como a Sans, uma das maiores e melhores instituições de ensino e, que de fato, lhe ensinará a ser um hacker. Ou você poderá comprar uma centena de livros, investir em um bom curso de inglês e assistir as aulas e cursos que são vendidos no udemy.com com a grana cobrada por um destes cursos. Já vi curso cobrando mais de R$ 15.000,00, chegando ao absurdo de pedir R$ 26.000,00 para aulas ministradas por gente que possuía uma experiência digna de um membro brasileiro do anonymous.

4 – A pós-graduação em segurança da informação ou ti, em geral, não é garantia de um bom emprego, muito menos um aumento de salário. A farra de correr atrás da pós-graduação ou do MBA para ganhar um aumento acabou, pois as empresas perceberam que o profissional técnico não precisa ficar com a bunda sentada em uma cadeira, por 3 horas seguidas, assistindo um professor escrever em uma lousa. Cursos online provêem um conteúdo melhor, por ser mais atualizado e fornecer melhores ambientes para se praticar.

5 – Um professor que possui 3, 4 ou 5 certificações em segurança não é garantia de uma boa aula. Na verdade, cada aula precisará de um professor diferente, mesmo assim, com didática. Caso um curso de pós não possa oferecer algo diferenciado, você estará jogando o seu dinheiro na lata do lixo, ou pior, no bolso do dono da instituição sem você ter aprendido nada de util.