Ambientes SAP são conhecidos por muitos, pelos seus custos de implementação, customização e administração. A virtualização foi vista como solução quanto aos altos custos com o hardware necessário para suporte ambientes SAP, hardware esse que deve ser homologado junto a SAP, como diversos de seus produtos e serviços. E média, um servidor para ambientes média/grandes de produção custa R$ 100.000,00, agora multiplique esse valor por 6, devido à contingência, segmentação de ambientes (produção, homologação e qualidade) e produtos (banco de dados e servidores aplicações).

Porém, a SAP deu  um banho de água fria naqueles que desejavam migrar os seus ambientes produtivos para o mundo virtualizado. SAP não homologa/suporte ambientes produtivos virtualizados utilizando VMware até a última versão de seu Kernel, devido a problemas de performance apontados por seus engenheiros.

Ambientes e homologação e qualidade podem ser virtualizados utilizando VMware, gerando assim uma redução dos custos de hardware para grande maioria das empresas.

Um dado interessante quanto tudo isso é o suporte a banco de dados Oracle virtualizados com VMware. A SAP diz que suporta banco de dados Oracle em ambientes de homologação e qualidade virtualizados com VMware, porém a Oracle por meio de cartas, informes e seus donos, dizem de pés juntos que o banco de dados Oracle não é homologado e nem suportado rodando em VMware. Sabemos que a SAP amarra todo o suporte dela, tendo isso um dos motivos pelos seus preços tão altos.

Vai ai um alerta a todos os arquitetos que desejam implementar um ambiente SAP virtualizado.

fonte: link