Já comentei em um outro post aqui no blog sobre a consolidação de Datacenter que em resumo é a união de datacenters e suas operações com o objetivo de reduzir custos e acabar com serviços, operações, produtos e pessoas que estão em duplicidade.

Nestes últimos 3 meses, eu venho trabalhando em um projeto de consolidação de servidores que é a migração de sistemas e aplicações que estavam rodando em 20, 30 ou mais servidores com baixo poder de processamento e memória para 4 servidores que possuem 32 processadores e suportam até 256GB de memória.

Da maneira que as empresas crescem, as suas operações, seus clientes e aplicações também crescem, o problema é que a cada ano necessitamos de mais processamento e memória para suportar este crescimento, mas utilizando computadores/servidores sem a virtualização chega uma hora que não dá mais para instalar um processador ou um banco de memória. Esta na hora de migrar para outro servidor ou tecnologia com mais recursos, ai entra a virtualização.

Um dos projetos de consolidação no qual estou trabalhando adquiriu servidores Oracle/Sun T5440 que trabalham com até 4 processadores físicos, onde cada processador possui 8 core, chegando assim a 32 cores e 256 Threads. Estes servidores suportam até 256GB de memória, rapidinho não ?!

T5440 por dentro

Imaginem um projeto com 5 destes servidores, todos eles instalados com as suas máximas configurações, um espetáculo, não ?!

Vocês devem estar se perguntando se uma empresa precisa realmente de tanto poder de processamento e tanta memória assim?. As empresas precisam pensar no suporte de suas aplicações presentes e no seu crescimento de curto e médio prazo.

Vários projetos tomam como métrica um crescimento médio de 30% ao ano referente a quantidade de usuários, processamento e espaço em disco, isso aqui no Brasil, mas eu já vi casos que esse crescimento passou dos 200%, aí o jeito foi comprar mais servidores, mas a empresa não estava tão preocupada com isso, crescer de uma hora para outra 200% deixa qualquer executivo feliz.

E por que a implementação de tecnologias de virtualização são tão importantes neste tipo de projeto, consolidação de servidores ?

Simples, você poderá crescer de forma ordenada e rápida, aumentar ou diminuir os recursos de uma determinada máquina virtual de acordo com a necessidade do momento do seu negócio. A sua infraestrutura não é mais um inconveniente ou limitador, mas sim um facilitador que acompanha o seu negócio, do jeito que você precisa e no tempo certo. Isso parece texto explicando o que é Cloud Computing, mas Cloud Computing tem como base a virtualização, então na grande maioria dos casos o que acontece de bom para virtualização acontece para Cloud Computing.

Mas nem tudo são flores, vários cuidados devem ser tomados como por exemplo a não virtualização de sistemas ou ambientes que utilizam muito I/O de disco, só se você estiver utilizando discos SSD, muito caros até o presente momento e que são 10x mais rápidos que os discos Scsi ou SAS. Outro ponto para se tomar cuidado é referente a ocupação de seus servidores físicos, tenha em mente que Murphy existe e Clark é implacável, limite a ocupação de seus servidores em 50%. Em caso de queda, problemas ou a implementação de um simples patch, você poderá migrar as suas máquinas virtuais para um outro servidor, algumas tecnologias de virtualização permitem que você faça isso a quente, sem precisar desligar nada.