A nova versão do sistema operacional da VMware, vSphere 4 veio como uma nova ferramenta que possibilita a virtualização de mais servidores em um ambiente virtual, facilitando a instalação, configuração e remanejamento de recursos de redes virtuais como o V-switches(switches virtuais), configuração de vlans e todos os componentes de redes necessários para o seu ambiente virtual.

O Cisco Nexus 1000v foca no gerenciamento dos seus servidores virtuais, onde todos os recursos de redes são configurados em sincronia com seu ambiente, já que o mesmo é um switch virtual (vDS – plataforma desenvolvida pela VMware). Nexus 1000v é um software licenciado, precisa ser comprado a parte, divido em em dois componetes:

virtual supervisor module (VSM) – é responsável pelas configurações de redes e políticas.

virtual Ethernet module (VEM) – é responsável por suportar todas as configurações e políticas configuradas no VSM. o VEM fica residente em um servidor físico como um switch virtual.

As funcionalidades do Nexus 1000v são:

  • VLANs
  • Private VLANs
  • Port mirroring (Switched Port Analyzer [SPAN] and Encapsulated Remote SPAN [ERSPAN])
  • Access control lists (ACLs)
  • Anti-spoofing features
  • Quality of service (QoS)
  • NetFlow Version 9
  • Port profiles
Features do Nexus 1000v

Uma das principais utilizações deste novo produto é quanto a criação de DMZ virtualizadas que suportarão Web Servers, FTP servers e todos os servidores destinados a este ambiente.

Nexus 1000v Implementado em uma DMZ

Cenário DMZ com solução Nexus1000v e VMware.

Mais informações sobre esse excelente produto nos vídeos abaixo:

Este vídeo tem o objetivo de explicar o funcionamento do produto.

Os dois vídeos abaixo são uma demonstração de como instalar e configurar o Nexus 1000v:

Part I

PartII

A Integração com a linha Nexus (Nexus 2000, Nexus 5000 e Nexus 7000) é impressionante, destaque para integração a partir do Nexus 5000, linha de switches que funcionam com a tecnologia FCoE, tecnologia a qual já dei uma leva introdução neste post.

Mais informações no documento.