Acabei de ler duas notícias relacionadas no ITWeb quanto a duas grandes empresas que prestam serviços de Cloud Computing globalmente, Salesforce.com e VMware. Salesforce.com é líder mundial em soluções de Saas (software as a service) tendo milhares de empresas como seus clientes, já está no mercado há mais de 10 anos. Já a VMware é líder mundial na venda de soluções de virtualização, tendo como carro chefe o seu Sistema Operacional dedicado para virtualização, o vSphere, e há 3 anos vem trabalhando em soluções de virtualização voltadas para Cloud Computing. De cada 10 empresas que possuem virtualização em seus datacenters, 8 utilizam solução VMware.

O que me chamou realmente a atenção foi a criação de uma força tarefa entre ambas as empresas denominada, VMforce, da qual permitirá que desenvolvedores Java desfrutem dos benefícios de ambas as empresas, mas com o foco em Cloud Computing. Será um Saas oferecido aos desenvolvedores, para que os mesmos ou suas empresas, não tenham que gastar dinheiro na compra de hardware e software para o desenvolvimento de programas. Mas espere um momento, a Amazon já faz isso!

Ela já oferta no mercado uma solução completa, de Saas e Iaas que você paga pelo o que utiliza. Além da Google e da Microsoft já entrarem nessa onda e com pranchas, ou melhor, infraestrutura de ponta. Não há nenhuma novidade nesse tipo de solução.

E quanto a Cloud2, isso mesmo, a evolução do Cloud Computing recebeu o nome de Cloud2, evolução essa que está marcada para acontecer daqui há 10 anos pelo senhor Marc Benioff, CEO da Salesforce.com. Mas se Cloud Computing nem amadureceu ainda, já temos uma nova tecnologia logo ali, em 10 anos ?

Um dos argumentos do senhor Marc Benioff é quanto a colaboração na criação e no desenvolvimento de produtos utilizando a infra provida pelas soluções hospedadas em Cloud Computing. A colaboração foi responsável pelo surgimento de excelentes tecnologias sem sobra de dúvida, temos como exemplo Linux e Java. Agora, eu acho que estão forçando um pouco a barra quanto a essa evolução tão rápida.

Vamos analisar um pouco o mercado e ver que o líder mundial de Cloud Computing, Amazon,  era uma empresa que até pouco tempo atrás vendia livro, relógio, cd e DVD. A Microsoft, como sempre, vinha focando na suas soluções corporativas e domésticas de software, tanto é que tomou uma rasteira com a chegada do Google, empresa essa que indexou a Internet e é sinônimo de inovação e sucesso. Agora, a Microsoft vem investindo milhares de dólares quanto a criação e desenvolvimento de infraestrutura para oferta de produtos em Cloud Computing, onde o próprio Google criou esse termo.

Eu sou pró do seguinte termo, antes de correr temos que aprender a engatinhar.

O vídeo abaixo explica o que é VMforce: