Época de férias, crianças, esposa, brinquedos e o papagaio dentro do carro, vamos para praia, mas se você for como eu, não poderá ficar desconectado na praia.

Muitas famílias na região litorânea de seus Estados montaram redes wi-fi para atenderem as suas necessidades cibernéticas, atualizar o orkut com aquelas fotos fantásticas, falar da gata linda da praia no facebook ou daquele menino lindo via twitter para as amigas, porem muitos se esquecem de habilitar a segurança em seus roteadores wi-fi. Não é só colocar uma senha e tudo está resolvido, espertinhos, estão a procura de redes desprotegidas para testar os seus conhecimentos, e a praia nessa época do ano é um verdadeiro banquete.

Um simples scan de 15 minutos na Riviera de São Lourenço, Litoral Norte de São Paulo, revelou mais de 200 redes wi-fi, mais de 30% destas redes nem estavam protegidas com senha, o restante,tinha a seguinte divisão:

60% utilizavam a criptografia WEP – que até a minha avó consegue quebrar graças aos vídeos disponíveis no Youtube

20% utilizava a criptografia WPA – mais forte e difícil de quebrar… mas não é impossível.

O perigo mora no caso de crackers redirecionarem você à páginas falsas de bancos com o intuito de roubar todos os seus dados, e isso vem acontecendo e muito no Brasil. Vários casos desses já foram relatados nos aeroportos de SP, no meio da euforia de uma viagem a vítima dá mole e o cracker consegue roubar dados financeiras, a vítima em questão só descobrirá a quilômetros ou milhas de distância e terá uma baita dor de cabeça.

Antes de liberar o acesso a Internet de seu roteador wireless na sua casa de praia verifique os seguintes pontos:

  • Utilize criptografia WPA, com uma senha forte, de preferência com mais de 12 caracteres.
  • Não compartilhe a sua rede com estranhos, você pode colocar a sua vida financeira em risco caso você tenha que ficar longos períodos na praia e um dia haja a necessidade de você pagar uma conta via Internet.
  • Internet gratuita de bares, restaurantes e shopping é uma verdade armadilha, acesse, mas com cuidado. Se você tiver um serviço como o StrongVPN será melhor ainda.

Vocês devem tomar cuidado não só com os batedores de carteira que rodam as praias, mas com os malandros cibernéticos que de vez em quando gostam de tomar um banho de mar.. 🙂