A virtualização é umas das tecnologias mais utilizadas em datacenters em todo mundo, isso devido a uma série de benefícios que ela traz e a grande redução de custos. Vários produtos e serviços de TI hoje ofertados são derivados da virtualização de um datacenter , Virtual Private Server – VPS  é um deles.

Virtual Private Server é um tipo de serviço ofertado à uma empresa ou pessoa que deseja um servidor dedicado, porém este servidor é virtual. Com isso de uma tacada só o cliente poderá pagar um preço mais baixo por um servidor e aumentar rapidamente um recurso que ele precise naquele momento, seja cpu, memória ou espaço em disco, parecido com os serviços IaaS(Infraestrutura como serviço) ofertados em Cloud Computing.

Algumas empresas de hosting que prestam este tipo de serviço, alegam que o mesmo é equivalente a Private Cloud Computing, porém Private Cloud Computing é um conceito, daí não termos como comparar ambos os serviços.

Assisti e li nestas últimas semanas uma série de documentários e revistas que falavam sobre o sucesso e o fracasso de uma série de empresas startups, uma coisa que ficou bem clara para mim, os excessivos gastos foram os culpados pelo seu fracasso, e principalmente, os gastos com infraestrutura. Em vez de comprar um servidor, por que não utilizar aquilo que você precisa e no momento certo crescer ? Vejam o exemplo do Facebook, ele começou com um serviços de hosting compartilhado e foi crescendo aos poucos, de acordo com o aumento de usuários.

Caso você seja um empreendedor e esteja pensando em montar a sua própria empresa, a dica que eu dou referente à infraestrutura é quanto a contratação de um serviço de hosting, seja ele provido por cloud computing ou VPS, mas que atenda às suas necessidades naquele momento, a empresa que fornecerá este serviço deverá ser sólida, ter um bom nível de suporte e estabilidade (leia o SLA e o contrato), e acima de tudo, poder suportar o seu crescimento.

Aqui no Brasil temos as empresas Netrevenda.com, UOL Host e Locaweb

P.S.: Esse post é dedicado ao Kaleb.